Páginas

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Reaproveitando.

 Um fato importante na sua obra é reaproveitar os materiais que forem possíveis. Mas para isso é necessário que o olho do dono esteja muito atento e presente na obra. Principalmente pela razão que normalmente a equipe de construção sempre vai preferir pegar o prego do pacote e a tábua que esta mais à mão.
Por exemplo, quando a equipe estavam fazendo a "caixaria" das vigas da fundação estavam cortando ripa nova para fazer os apoios das tábuas, sendo que havia um montão de ripas já cortadas no formato de cunha e que foram usadas para as sapatas. Fui lá no monte de madeiras usadas, retirei os pregos e reaproveitamos praticamente 100%. Pode parecer pouco, mas economizei mais ou menos uns R$ 200,00, como também algumas ripas e tábuas foram separadas e vão ser reaproveitadas. 
Portanto algumas dicas para reaproveitar:
1) O concreto que foi quebrado dos pilares para a confecção das sapatas: Jogue para dentro da área que vai ser realizada o piso. Você economiza duas vezes: menos terra para trazer e menos caçamba de resíduo no final da obra;
2) Tábuas e ripas: retire os pregos e separe por tamanho e se possível pelo tipo de uso (exemplo: ponteiras de apoio de tábuas de sapatas podem ser usadas para apoio das vigas de fundação);
3) Restos de barras de ferro: podem ser reaproveitadas nas vigas de portas, janelas e beirais;
4) Pregos: é um pouco complicado reaproveitar, mas também dá, desde que você tenha paciência para retirar e desentortá-los.
5) No assentamento de tijolos: o bom pedreiro deve colocar uma tábua no chão para quando o excesso de cimento cair ele reaproveitar. Fique de olho se eles não fizerem. 
6) Papelão e plásticos: separe e envie para reciclagem.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Paredes!

Hoje finalmente começou o assentamento dos tijolos na obra! Como escrevi na postagem anterior é muito rápido. E o rendimento é visível. Puxa, até que enfim a obra vai andar. Tomará que o tempo ajude!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fim da Fundação!

Hoje graças a Deus terminou a primeira fase da obra. Ou seja, foi concluído o concreto das vigas da fundação. Demorou além do previsto os pilares, que deveriam levar 20 dias e concluiu em 45. Mas com uma semana e meia terminamos as sapatas e finalmente nesta data as vigas.
Para quem não tem noção, amanhã começamos a levantar as paredes. E esta fase, segundo dizem, é a mais gostosa da obra pois a construção vai muito rápido, você vê a diferença num mesmo dia e a parte financeira dá uma diminuída considerável. São notícias boas, principalmente pelo fato de que a chuva também deu uma trégua! É isso ai, só faltam alguns meses!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Construindo um Lar!


Para que uma casa chegue a ser um lar,
É preciso mais do que tijolo e cimento...
É preciso edificar sua base com conhecimento...

Para que uma casa se transforme em lar,
São necessárias três coisas:
Amor, Ordem, e Paz...

O AMOR torna o ambiente aconchegante,
Ele garante a compreensão capaz,
De fazer do lar refugio refrescante,
Quando a vida dura se faz...

Sem ele as brancas paredes seriam tão frias,
Que possivelmente viver cercado por elas não suportarias.
Pois ele é quem traz aos dias significância,
E faz com que a existência expresse importância.

A ORDEM, traz limpeza e harmonia,
Algo que se reflete no dia a dia.
Diz-se que casa desordenada,
É vida bagunçada.
O que transmite irresponsabilidade.
 
A PAZ o respeito é quem faz,
Ela alimenta a tranqüilidade,
E garante conforto, consola a alma, permite o sono.
Sem paz não existe felicidade,
Para consegui-la nenhum esforço é inútil, o contrario é transtorno.

O que pode ser melhor do que uma casa onde
O amor reina,
A ordem governa,
E a paz se respira?


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cimento Usinado


Olá, hoje resolvi escrever sobre o tal do cimento usinado. É muito bom, prático e rápido. Porém fique preparado pois alguns fornecedores lhe cobram uma cubagem e lhe entregam outra. Foi o que aconteceu comigo. Calculei a cubagem das sapatas e mesmo pedindo um metro a mais faltou exatamente um metro. Conversei com a empresa e na maior cara de pau falaram que estava certo. Portanto fique de olho aberto com quando o operador do caminhão falar que acabou. Ao especular sobre o assunto fiquei sabendo que muitos operadores encerram a entrega antes e algumas empresas desonestas entregam menos de propósito.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sapatas



Em três dias, Curitiba registra 45% da média histórica de chuvas para abril

    A média varia entre 75 e 100 milímetros no mês de abril e ,apenas entre sexta-feira (1º.) e domingo (3), choveu 44,8 milímetros (Fonte: Gazeta do Povo, 04 Abr. 11)

Pois é isso ai. Essa chuva esta complicando minha obra. Na sexta-feira deixamos todas as sapatas armadas para hoje enchermos com o cimento usinado que eu já havia programado uma semana antes. O detalhe do cimento usinado (aquele comprado em caminhão betoneira) é que o fornecedor entrega na data marcada, faça sol ou faça chuva.
O problema foi que ontem no final da tarde ao visitar a obra as sapatas estavam cheias d'água. Tive que ligar para o encarregado trazer uma bomba e hoje lá pelas sete da matina a turma estava esgotando a água. Cheguei na obra lá pelas oito e fui para o combate para ajudar a tirar a água. Um detalhe importante, é que além de tirar a água você tem que lavar a armação de ferro para não ficar lama. Foi uma correria só, pois o cimento iria chegar. Por sorte atrasou um pouco e chegou às 10:00h. Outra situação importante foi que o mestre de obras já havia feito uma pequena base de concreto em todas as sapatas. Caso não tivesse feito teríamos que tirar todas as sapatas do lugar e cancelar o concreto sujeito a multa.
Mas apesar da correria transferimos oito metros cubicos de concreto em duas horas em meia. É lógico que eu estava no batente. Mas agora confesso estou destruido. Quero ver a coluna amanha! Mas é um trabalho gostoso, principalmente de você poder participar da construção pegando no pesado. É um sentimento muito bom você saber que colocou a mão, os braços e o suor na fundação de sua casa. E acima de tudo com um ingrediente fantástico que é o amor pela sua casa e saber que esta construindo algo para sua esposa e filho. É muito gratificante!!!
À tarde a turma continuou com o segundo caminhão e eu voltei para casa, pois o estômago já estava gritando e a coluna gemendo!
Para finalizar deixo algumas dicas importantes sobre as sapatas:
Dica 1: Antes de colocar as armações de ferro no local das sapatas faça uma base fina de concreto para proteger o concreto usinado do solo;
Dica 2: Caso o tempo esteja chuvoso, deixe preparado uma bomba dágua. A locação vale a pena, pois te pouca dor de cabeça;
Dica 3: Não marque concreto usina para o período da manhã. No caso de chuva forte você vai correr feito louco e se estressar um monte. Um detalhe importante é que o caminhão betoneira deve ser descarregado em no máximo duas horas.
Dica 4: Tenha uma equipe boa para dar conta do recado no tempo acima;
Dica 5: Não esqueça de providenciar um vibrador para as sapatas. O equipamento facilita o trabalho pois espalha bem o concreto.
Dica 6: Esta vale não só para as sapatas. Mas se você puder participar em algum momento de alguma tarefa da sua casa, faça!!! Isso vai lhe dar um ânimo muito legal, além de você se sentir orgulho de ter dado sua congtribuição. Mesmo que você contrate uma empresa, isso você deve fazer. A sensação vai ser muito legal. 
Dica 7: Caso faça o item anterior não esqueça de passar na farmácia e além das maracujinas providencie um Dorflex, vai ser muito útil!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Chatos de Plantão!

Obra é um evento muito complexo mesmo. Quando vc não se irrita com os fornecedores e acha que vai ter calmaria aparecem os Chatos de Plantão! Morar em condomínio fechado tem lá suas grandes vantagens mas também na fase de construção têm suas chatices. E o mais engraçado é que quem construiu antes e fez e refez nas suas obras se acha no direito de reclamar do alheio, que praticamente não apresenta problema nenhum. E  a irresponsável da mãe que não cuida da criança e deixa ela andar sozinha uma quadra e quando ela se suja com a lama da minha obra a culpa é minha e não dela que não sabe onde estava sua criança enquanto ela assistia a sessão da tarde! Ou o chato que quando construiu não cercou sua obra durante toda a construção e reclama agora que deixei uma carga de areia e uns tijolos fora da obra no terreno vazio ao lado!
Portanto a paciência volta a cena e nada que mais alguns dias acabar com o volume grande de material e ficar sossegado dentro do meu cercadinho, sem ninguém me perturbar os "pacovás"(sic).