Um fato importante na sua obra é reaproveitar os materiais que forem possíveis. Mas para isso é necessário que o olho do dono esteja muito atento e presente na obra. Principalmente pela razão que normalmente a equipe de construção sempre vai preferir pegar o prego do pacote e a tábua que esta mais à mão.
Por exemplo, quando a equipe estavam fazendo a "caixaria" das vigas da fundação estavam cortando ripa nova para fazer os apoios das tábuas, sendo que havia um montão de ripas já cortadas no formato de cunha e que foram usadas para as sapatas. Fui lá no monte de madeiras usadas, retirei os pregos e reaproveitamos praticamente 100%. Pode parecer pouco, mas economizei mais ou menos uns R$ 200,00, como também algumas ripas e tábuas foram separadas e vão ser reaproveitadas.
Portanto algumas dicas para reaproveitar:
1) O concreto que foi quebrado dos pilares para a confecção das sapatas: Jogue para dentro da área que vai ser realizada o piso. Você economiza duas vezes: menos terra para trazer e menos caçamba de resíduo no final da obra;
2) Tábuas e ripas: retire os pregos e separe por tamanho e se possível pelo tipo de uso (exemplo: ponteiras de apoio de tábuas de sapatas podem ser usadas para apoio das vigas de fundação);
3) Restos de barras de ferro: podem ser reaproveitadas nas vigas de portas, janelas e beirais;
4) Pregos: é um pouco complicado reaproveitar, mas também dá, desde que você tenha paciência para retirar e desentortá-los.
5) No assentamento de tijolos: o bom pedreiro deve colocar uma tábua no chão para quando o excesso de cimento cair ele reaproveitar. Fique de olho se eles não fizerem.
6) Papelão e plásticos: separe e envie para reciclagem.