Páginas

sábado, 26 de março de 2011

Fim da Fundação


Graças a Deus ontem terminou o serviço de fundação da obra. Para este serviço leia-se apenas a perfuração dos pilares (sem contar as sapatas e vigas). Já não aguentava mais aquela turma! Trabalho iniciado no dia 17 Fev e concluído ontem 25 mar.
Para quem gosta de números lá vai como foi o desempenho:

- Dias úteis prometidos pelo encarregado:  17
- Horas prometidas pelo encarregado: 136
- Dias totais:  37
- Dias úteis trabalhados: 27
- Total de faltas:  6
- % de faltas:  22%
- Dias úteis extrapolados: 10
- Dias totais extrapolados: 15
- Total horas contratadas por dia: 8
- Média de horas trabalhadas por dia: 5,5
- Nº de comprimidos de maracugina: 3 cx

Portanto nobre leitor(a), caso lhe indiquem o sistema "Franki" de pilares fique esperto com a equipe, mas acima de tudo tenha paciência. O grande problema neste serviço, e isso é um fato, é a total falta de qualificação da equipe e o tipo de serviço que requer força bruta e disposição para ficar na lama o dia inteiro.
É lógico que é estressante, principalmente pelo fato de que não há muito segredo no serviço mas há poucas pessoas interessadas nessa atividade e sendo assim inevitável a ocorrência de problemas.
Agora que passei pelo problema vi que muitas pessoas me falaram que eu deveria ter paciência. Outras escreveram, em outros momentos eu li isso mas além disso vou deixar uma dica que acho necessária e mais importante até que paciência. ^
Dica 1: Verifique antes com seu engenheiro se não existem outros métodos mais rápidos em que o custo benefício valha a pena.
Dica 2: Em qualquer serviço, embora o fornecedor lhe de um prazo, aumente este prazo só para você. Ou seja se lhe prometeram 15 dias, considere 30. Mas assimile este último e não se incomode com os atropelos. Esta é portanto a melhor dica na minha opinião.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Paciência, paciência e paciência!

Quando mencionei que iria começar a construção muitas pessoas me falaram para me preparar e ter muiiiitaaaaa paciência. Confesso que no começo não fiquei preocupado, mas quando comecei sentir na pele como é complicado, estressante e principalmente irritante lidar com certos grupos de trabalho no canteiro de obras, vi que o negócio é foderssss!
Vários leitores e leitoras do meu blog também escreveram a respeito e nobre leitor é a mais pura verdade. Você vai se irritar muitas vezes. Principalmente porque a turma é de queimar os neurônios. Então exercite a paciência, pois quando não há problema de coxinha com pinga, eles inventam alguma. 
Quem leu as últimas postagens viu que não passa de dois dias sem problema. É fato.
Ontem, tudo ok. Hoje segundo dia e adivinhem novo problema, desta vez inédito. Alguém vai conseguir adivinhar?
Dou lhe 1...
Dou lhe 2...
Não, não é isso...
Dou lhe 3
Também não...
Dou lhe 4
Vou escrever...ao mudar de posição a máquina (que deve ser feita com ela desligada) o equipamento ligou sozinho e a porcaria daquele "troço" tombou. E é lógico que não tombou no barro onde não havia nada! Tombou no muro! Quebrando alguns tijolos e abrindo um buraco! É lógico caiu no muro do lado onde tem vizinho morando! É mole!!!
Embora o estrago não tenha sido grande a irritação vai na estratosfera!!!!! Deve ter sido um duende que ligou a merda da máquina (com o perdão da palavra, mas é que hoje tá foda...ops desculpe novamente).

Mas a boa notícia é que só falta um dia e meio de trabalho de fundacão. Ainda bem que não são dois, pois acho que desta vez os caras iriam achar algum artefato pré histórico!!!!!! 
Sendo assim mais dois dias e me livro desta espécie deste martírio necessário!!



segunda-feira, 21 de março de 2011

Segunda & Pinga e Feriado.

Não dá para elogiar a turma. 
Incrível como essa turma que trabalha em fundação é folgada!   Só foi elogiar o fato deles terem trabalhado dois dias seguidos sem problema que hoje na segunda-feira dois ajudantes faltaram e o trabalho de fundação parou.
É de arrancar os cabelos! 
Só pode ser a coxinha com pinga!  Ou eles acham que segunda-feria é Feriado.
Ninguém merece!!!!!!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Calmaria!

Depois do stress com a e equipe da fundação, ontem chegou nova equipe e o serviço andou bem. Acho que semana que vêm acaba o martírio desta fase. Para uma sexta-feira isso é uma ótima notícia, principalmente devido ao fato de que a chuva deu uma trégua e o sol foi generoso.
Portanto, ontem e hoje as coisas vão em águas calmas, só a grana que esta saindo feito água!!!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Paciência!

Meu amigo ou amiga, esse negócio de paciência é coisa para monge!
Lidar com os chamados "peões de obra" requer muita calma, muita paciência.
A dita fundação não anda mais que dois dias seguidos sem apresentar problema. Uma hora é a coxinha com molho de pinga, outra hora é a chuva em Ponta Grossa, outra vez é a hora do ônibus e assim vai.
Hoje os auxiliares se desentenderam com o operador da máquina, por que ao lidar com o equipamento ele espalha muita lama. O resultado foi que ao término do serviço disseram que amanhã não vão mais trabalhar!
"Kcildas..." O canteiro de obra é pura lama. Lama para todos os lados e as figuras  (para não escrever nenhum palavrão) reclamam da lama!!!!!!!!
É brincadeira!!! Liguei para o encarregado e cancelei o adiantamento de hoje postergando até amanhã. Lógico que o encarregado só vai receber se providenciar outra turma!

"Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado...
Resignação para aceitar o que não pode ser mudado...
E sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

São Francisco de Assis

segunda-feira, 14 de março de 2011

Não Vai Subir Ninguém!

Hoje comecei minhas férias só para acompanhar a obra e já comecei a agitar as coisas. Cheguei cedo para acompanhar a fundação e dei uma fugidinha para almoçar. Quando voltei um dos auxiliares havia ido embora porque estaria passando mal devido a uma espetacular coxinha ingerida no final de semana.
Como a equipe é formada por um operador e dois auxiliares a turma que ficou queria terminar um pilar e dar no pé.
 Incorporei o famoso Capitão nascimento e:

"...Não vai subir ninguém...Não vai subir ninguém..."

 Coloquei as botas e fui pra batalha ajudando na operação da máquina. Resultado: conseguimos terminar dois pilares até as três da tarde!
 O grande detalhe é que normalmente a turma só faz no máximo quatro pilares por dia e hoje foram feitas a mesma quantidade até aquele horário. Amanhã vou acordar cedo e fazer plantão  (sentinela) na obra para ver como as coisas andam! Qualquer coisa vou dar uma ordem unida na turma! Portanto a velha e máxima frase que o olho do dono engorda o gado, na obra o olho do dono apressa a turma!


 

sexta-feira, 11 de março de 2011

quinta-feira, 10 de março de 2011

O Grande Cara de Pau!

Os nobres amigos que estão acompanhando meu blog, viram a luta diária que estou enfrentando com a turma da fundação. O trabalho que era para ser feito em 20 dias, já esta se aproximando de um mês. Esta certo que a chuva contribuiu para isso, mas a turma faltar e ir embora as duas ou quatro da tarde é brincadeira de mau gosto.

Mas vamos ao assunto de hoje. No final da tarde recebo a ligação do responsável todo empolgado dizendo que agora as coisas vão andar, pois o tempo firmou. Estranhei a ligação, porque o "indivíduo" nunca me ligou, só eu que ligava reclamando da demora. Mas adivinhem qual foi a próxima frase?
"...O senhor tem um dinheirinho ai para amanhã?..."
Quase engoli o celular e pensei na capacidade da figura em ser tão cara de pau. Tive que me conter e calmamente "rezei o terço"  mencionando todos os problemas e finalizei mencionando que amanhã nem a pau Juvenau, e que vou querer ver o serviço andar para começar a pensar em dar algum adiantamento.
Aliás adiantamento para atraso é uma Antítese que não vou querer usar.

sábado, 5 de março de 2011

Fundação e Paciência II

Realmente administrar a construção de sua casa você mesmo, requer muita, mas muita paciência. Para quem vai se aventurar nesta jornada fique preparado. Para quem já construiu, já sabe o que estou passando. O problema é que ontem não choveu. E depois de quase dois meses de chuvas diárias esta semana o trabalho prometia. Mas ao chegar na obra, novamente a turma da fundação não foi trabalhar. Liguei para o tal encarregado e ele falou que havia quebrado uma peça e que só na segunda a coisa ia voltar a funcionar. Vou te contar é de dar vontade de "descer a lenha".
Mas é isso, a fase da fundação é demorada, você não vê a evolução, mas a grana que vai, meu amigo é uma coisa de louco! O ruim é que todo o dinheiro vai literalmente para debaixo da terra e a paciência precisar ser reforçada sobre a terra.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Administrando a Construção da Sua Casa: Fundação e Paciência

Administrando a Construção da Sua Casa: Fundação e Paciência: "Para esse negócio de fundação no estilo Franki, você tem que ter muita paciência, pois o serviço não rende. Você passa todo o dia na obra e ..."

Fundação e Paciência

Para esse negócio de fundação no estilo Franki, você tem que ter muita paciência, pois o serviço não rende. Você passa todo o dia na obra e ela parece igualzinha. Só um pouco mais suja!!!
Haja paciencia!!!!