Graças a Deus ontem terminou o serviço de fundação da obra. Para este serviço leia-se apenas a perfuração dos pilares (sem contar as sapatas e vigas). Já não aguentava mais aquela turma! Trabalho iniciado no dia 17 Fev e concluído ontem 25 mar.
Para quem gosta de números lá vai como foi o desempenho:- Dias úteis prometidos pelo encarregado: 17
- Horas prometidas pelo encarregado: 136
- Dias totais: 37
- Dias úteis trabalhados: 27
- Total de faltas: 6
- % de faltas: 22%
- Dias úteis extrapolados: 10
- Dias totais extrapolados: 15
- Total horas contratadas por dia: 8
- Média de horas trabalhadas por dia: 5,5
- Nº de comprimidos de maracugina: 3 cx
Portanto nobre leitor(a), caso lhe indiquem o sistema "Franki" de pilares fique esperto com a equipe, mas acima de tudo tenha paciência. O grande problema neste serviço, e isso é um fato, é a total falta de qualificação da equipe e o tipo de serviço que requer força bruta e disposição para ficar na lama o dia inteiro.
É lógico que é estressante, principalmente pelo fato de que não há muito segredo no serviço mas há poucas pessoas interessadas nessa atividade e sendo assim inevitável a ocorrência de problemas.
Agora que passei pelo problema vi que muitas pessoas me falaram que eu deveria ter paciência. Outras escreveram, em outros momentos eu li isso mas além disso vou deixar uma dica que acho necessária e mais importante até que paciência. ^
Dica 1: Verifique antes com seu engenheiro se não existem outros métodos mais rápidos em que o custo benefício valha a pena.
Dica 2: Em qualquer serviço, embora o fornecedor lhe de um prazo, aumente este prazo só para você. Ou seja se lhe prometeram 15 dias, considere 30. Mas assimile este último e não se incomode com os atropelos. Esta é portanto a melhor dica na minha opinião.