Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estatísticas

Um pouco de estatística depois de 137 dias de obras:

Alguns produtos comprados até agora:

Areia média (metros cúbicos) 77 m
Cal 133 sc
Cimento 625 sc
Pedra Brita (metros cúbicos) 60 m
Prego 17 x 27 112 kg
Ripa Pinus (1 x 3") x 2,5 m 502 un
Tábuas Pinus (12") x 2,5m 414 un
Tijolo 6 furos 19500 un

O Total comprado até o dia de hoje é de 27.079 itens.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Primeira Laje!

Nesta quinta-feira concretamos a laje. Foi uma loucura só. Um caminhão bomba e nada menos nada mais que três caminhões betoneiras com o total final de 24 metros cúbicos de concreto usinado 25 mpa. Foi uma correria animal, mas foi muito, muito gostoso. A concretagem começou exatamente as nove horas e foi até um pedaço da tarde. 



Dez contratados e mais quatro por parte da empresa. Foi um estresse só, pois a cada caminhão que eu tinha que chamar era uma grana animal. Mas foram três caminhões certinhos. Impressionante. Exatamente 24 metros cubicos.
Outra coisa muito legal que o tempo ajudou muito. Fez um dia lindo. Sol, muito sol!

Depois da laje como é tradição, um churrasquinho para comemorar. Puxa vida, se eu já estava agitado a emoção trocou de lugar pois meu QUERIDO e AMADO PAI foi o assador do churrasco. 


Puxa como fiquei feliz. Não tinha nada no mundo que pagasse aquele momento. Meu HERÓI fazendo o PRIMEIRO churrasco daquela terra e daquela casa. Puxa foi muito legal e muito, muito FELIZ. Quando escrevo esta parte fico emocionado, pois AMO muito meu PAI e fiquei muito feliz com ele ali também todo orgulhoso do filhão.  Como era churrasco de machos minha querida ESPOSA e também minha querida MÃE não foram, mas minha maezinha como sempre mandou suas conservas de pepino e pimenta que fizeram um sucesso animal. Foi legal pois a turma gostou muito e isso também é um fator importante na obra. A turma gosta disso e é tão bom você poder fazer isso. Principalmente quando você luta para economizar o máximo que pode. Neste caso a economia cede lugar ao companherismo e a alegria que contagia a turma. Essa energia é muito boa. E isso também não tem preço. Ter pessoas recebendo religiosamente seus salários e contentes em construir mais um lar.
Depois do churrasco liberamos a turma e fiquei com meu paizão que inclusive me ajudou a molhar a laje.



Dia de obra maravilhoso e muito feliz, só faltou para a turma dos homens meu filhão BENTO que vai chegar em julho com a benção de DEUS.



terça-feira, 24 de maio de 2011

Quase Louco II


Uma das coisas que deixam a gente bem louco na obra é a compressão do tempo para as compras e a pressão do uso racional e otimizado do dinheiro. Pois hoje foi um exemplo, o mestre de obras me ligou cedo, lá pelas oito da matina e pediu uma relação de canos e mangueiras com um pequeno detalhe. Que a entrega do material fosse o mais rápido possível, pois nesta quinta-feira já esta agendando o concreto usinado e se não for feito nesse dia só na semana que vem, portanto uma semana de atraso na obra e o pessoal sem ter muito o que fazer.
O problema é que, não se faz uma compra de quase dois mil reais em material sem pesquisar com vários fornecedores e ainda assim conciliar preço e entrega rápida, tudo isso num prazo de uma hora, meu horário do almoço. Isso leva o nível do estresse nas alturas.  E o pior que isso é o gerenciamento da obra e não tem como fugir. Só ir tentando manter a calma. Como escrevi, só tentando porque a irritação e o nervosismo não vão embora. Você acorda pensando na obra e na grana, na grana e na obra e assim vai lenvando. A vantagem é que uma hora a obra acaba. Espero que no prazo. Pelo menos neste quesito estamos super em dia e bem calmos.

domingo, 22 de maio de 2011

Lajes

Na sexta-feira começou a colocação das lajes. Muito legal e exatamente um mês depois do início das paredes. Se tudo der certo, mais um mês e vamos para a segunda laje. Graças a DEUS o tempo tem ajudado. Escolhi a laje protendida que por sugestão do meu engenheiro é mais resistente pois é feita com aço e não com ferro. Um pouco mais cara mais é muito boa e resistente. Bem diferente da treliçada que é mais fraca.

Laje Protendida

Laje Treliçada


sábado, 21 de maio de 2011

Mestre de Obras!

Com todo o respeito aos arquitetos e engenheiros, o mestre de obras é igualmente importante. De nada vai adiantar você pagar pelo melhor arquiteto ou o mais renomado engenheiro se na hora de por em prática os projetos você  não contar com um excelente mestre de obras. Estou percebendo isso também na prática, pois o profissional que contratei é excelente. O cara já pegou vários erros da arquiteta e também vários erros do engenheiro. E são erros que um leigo (como eu) jamais iria perceber. E dependendo do erro você pode ter comprometido estruturas ou ainda ter que refazer as coisas. E neste caso, prejuízo na certa.  Outra característica que deve ter é influência sobre sua equipe e por a mão na massa (literalmente), pois isso facilita o clima de trabalho e a obra anda bem. Portanto, muita atenção, mas muita atenção mesmo na escolha do Mestre de obras.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Quase Louco.



Ontem eu estava praticamente “colando as placas” com tanta correria com a obra. Sai do trabalho e corri para a construção fazer minha checagem diária e lá o mestre de obras me disse que iria precisar de mais barras de ferro.  Já me estressei pois  em tese eu já havia comprado o ferro para toda a obra e tive que pedir mais um pouco e agora novamente.  E é lógico que com menos quantidade o fabricante não entrega sem o frete. E o pior o ferro havia acabado e o armador não teria o que fazer. Lá vou eu correr atrás de orçamento para pelo menos achar um distribuidor mais barato e que me entregasse no dia seguinte.  E não era só isso, precisava a laje que fosse entregue nesta sexta-feira  e ainda agendar com o fornecedor de concreto usinado. Você acha pouco, tinha ainda que pedir mais material para obra (madeiras, tabus, cimento e outras coisas mais) e esposa tinha um evento à noite e como está grávida e bem barrigudinha precisava de um apoio para levá-la ao salão, shopping , etc.
Conferi a obra e sai correndo atrás dos orçamentos e pedidos. Não iria dar para almoçar e parei no Au Au para pedir um cachorro quente bem rapidinho. O engraçado foi que estava sentado com meu caderno da obra para fazer os orçamentos,  no telefone com um fornecedor, uma chamada em espera no celular quando o garçom perguntou o que seria o pedido:
“....cem sacos de cimento e trinta quilos de prego....” 
Não, não estou fazendo piada. Falei isso mesmo. O garçom ficou com uma cara me olhado e deve ter pensado esse PM ai está maluquinho (eu estava fardado). Pedi desculpas e fiz o meu pedido voltando a falar com o fornecedor quando fica outra chamada em espera. Termino a ligação e sem desligar já passou para outro fornecedor quando chega o lanche. Continuo comendo e quando vendedor que estava no telefone me pergunta quais seriam os produtos para cotar eu falo:
“...por favor a conta...”
Novamente me desculpo e termino o lanche quando minha esposa me pergunta como eu estou com meus afazeres e ao perceber que estava quase “batendo pino” me deu uma folga e continuei minhas ligações. Chegou à noite e eu não sabia nem meu sobrenome.
Isso tudo tendo que lidar com o orçamento, pechinchando e preocupado com a grana. Meu amigo, só não estou rasgando nota de cem porque valem 385 tijolos.



Paredes

Já escrevi isso no blog, mas a fase do levantamento das paredes deve ser uma das mais gostosas da obra. Todo o dia que a gente vai lá é uma surpresa e dá um ânimo muito bom. Além é claro de requerer menos din din. Vou na construção praticamente todo o dia e sempre vejo uma mudança. Agora dá até para ter uma noção dos tamanhos das peças. É muito bom. Veja nas fotos abaixo a situação do dia 18 Abr na primeira foto com a segunda do dia 04 Mai com 17 dias.

18 Abr 11

04 Mai 11

Cimento

Estava demorando, mas a crise do cimento começou. Com o aquecimento da construção civil isso era inevitável e até estava feliz por não ter tido problema na compra, mas além de subir de preço estou tendo que fazer alguns malabarismos para comprar. Como a oferta esta menor que a procura, as lojas estão limitando a entrega de sacos de cimento. Algumas limitaram a 10, 20 e no máximo 25 sacos por semana. A dica é você pesquisar bastante e comprar outros materiais junto para facilitar a negociação, pois muitos fornecedores aumentam a quantidade se você comprar outras coisas. Lembrando que a validade é de 90 dias.

domingo, 15 de maio de 2011

Tempo

Um ponto importante na obra e a gente achar tempo de passar na construção pelo menos uma vez por dia. Além de você fiscalizar é vital nas eventuais correções e ajustes que sempre vão aparecer. Além de poder fornecer uma logística de materiais adequadas evitando interrupções desnecessárias. O complicado é conseguir fazer isso sem correria. Eu por exemplo estou correndo feito louco, para fazer isso na hora do almoço ou pelo menos no final da tarde. É complicado, estressante, mas vale a pena. Recomendo portanto, que faça isso!

sábado, 14 de maio de 2011

Organizar a obra.

Toda obra na verdade é uma "bagunça organizada". Tijolo para todos os lados, pedras, areias e restos de madeiras. Têm também os pedaços de tijolo, resto de concreto, ripas, tábuas, pregos e assim vai. Além disso existe também as madeiras que estão em uso, montes de areia e pedra, escoras, vigas e ferragens. E por mais que você fiscalize e peça para a turma organizar o canteiro de obra o negócio sempre fica meio bagunçado. Eu por exemplo gosto de com uma certa frequência pedir para toda sexta-feira ocorrer um faxinão que ajuda um pouco a por as coisas no lugar. Mas a galera também não pode desperdiçar muito tempo com esta atividade, pois caso contrário sua obra pode atrasar um pouco. Portanto eu sugiro que de tempos em tempos você passe na obra e reserve um tempo para organizar o material. 
Hoje eu fiz isso. Dediquei um tempo para organizar um pouco da bagunça e foi muito bom pois deixei separado vários materiais que se tivessem onda estavam não seriam reutilizados e nesse caso compras desnecessárias. Sei que pode parecer perda de tempo e algumas pessoas até diriam que estou pagando por isso, mas tem coisas que só o olho do dono vê e sente. Afinal evitando os pequenos desperdícios você vai economizar ainda mais no montante total da obra.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pesquisar sempre!


Com o andamento da obra e com a rotinas das compras a tendência é a gente comprar sempre do mesmo fornecedor. Mas vai um alerta, pesquise sempre. Descobri isso essa semana ao visitar a Loja do Balaroti. Normalmente estou fazendo minhas compras no Material de Construção Celli, pois o preço do cimento e das madeiras dele são bem em conta. Mas como ia escrevendo ao visitar a Loja do Balaroti para junto com a arquiteta escolhermos os pisos, azulejos e louças fiquei sabendo que a Loja estava com super desconto para material bruto, inclusive para o cimento que esta em falta no mercado.
Portanto lá vai mais algumas dicas:
Dica 1: Pesquise sempre, mesmo nas lojas grandes e de constume caras, pois quando fazem promoção vale muito a pena.
Dica 2: Tente sempre ampliar suas pesquisas. Já tive boas surpresas.
Dica 3: Sempre pechinche. Eu faço sempre, nem que seja por dois reais como já fiz.