Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Analfabetismo!


Hoje estou irritado, um pouco mais do que o normal!
Não é possível que essa turma do orçamento consiga sobreviver! Como estas empresas conseguem vender seus produtos??? E ainda mais, com falta de qualidade no atendimento dos clientes. Eu que milito na área da gestão da qualidade fico assustado com o nível de atendimento de todas as áreas.
E só posso acreditar que o problema é analfabetismo funcional.
Vamos estudar um pouco o assunto:
"A UNESCO define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar idéias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas." (Referência: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=700

Ainda o mesmo site menciona o seguinte:

No Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.

Não acreditei no assunto e fui conferir no INAF – Indicador de Analfabetismo Funcional e acreditem, é verdade. Quem quiser conferir acesse o link: http://www.ipm.org.br/download/inaf_brasil2009_relatorio_divulgacao_final.pdf

Após ler o artigo achei a explicação dos problemas que enfrento na hora de orçar os produtos. Vejam o exemplo de hoje. Mandei vários emails para orçar cabos elétricos e disjuntores. O detalhe importante é que no corpo do email citei que queria disjuntores da marca Siemens. Deixei em negrito e sublinhei. Vocês acreditam que dos 10 (dez) fornecedores, 09 (nove), isso mesmo nove,  mandaram com outra marca. 
Vou reproduzir a fala deles exatamente como disseram e vou escrever qual foi a minha vontade de responder (pena que não deu para falar, infelizmente só pensar):
Analfabeto 1: eu liguei e a "múmia" perguntou: 
- "... achei que o senhor queria outra marca..."  
- Não sua Anta, eu escrevi SIEMENS mas queria outra marca, é que eu sou doido!!!!! 

Analfabeto 2:
- "...desculpe não entendi o email..."  
- Então como viu os produtos seu energúmeno e orçou outra marca???!!!! 

 Analfabeto 3: 
- "...achei que o senhor pediu a marca STECK...." 
- Ah sim sua besta quadrada, eu escrevi SIEMENS querendo STECK... é que eu sou um japonês, pensando russo, escrevendo alemão para um jumento brasileiro ler!!!!!


Inacreditável! E assim foi com os nove!!!!!
Portanto nobre leitor ou leitora, mande uma cartilha do "B, A, BA" (sic) para eles treinarem antes e novamente tome quilos e quilos de chá de camomila!!!
S i n i s t r o ! ! ! ! ! !

sábado, 27 de agosto de 2011

Dicas que ninguém lhe diz II


Aprendi mais uma com a obra e escrevo para ajudar os futuros "malucos" que tiverem coragem de administrar a construção de suas casas. Eu havia previsto dois aquecedores de passagem para nossa casa, uma para nossa suite e banheiras de hidromassagem e outro para as outras duas suites, cozinha e área de serviço. Achei que tinha feito um excelente dimensionamento mas hoje vi que nem tanto. Chamei um técnico que me explicou que para a suite do casal o dimensionamento estava bom, mas quanto as demais áreas haveria um problema. E me contou que como o aquecedor de passagem ficaria muito perto da cozinha e se estivesse em uso poderia comprometer o aquecimento das demais suites. Sendo assim me recomendou um terceiro aquecedor de passagem só para a cozinha e área de serviço. E como este equipamento seria um básico, o custo valeria a pena pelo conforto proporcionado.
É...vivendo e aprendendo!!!!
Ainda bem que estamos na fase do reboco!
Portanto a dica é deixar um aquecedor de passagem só para cozinha e outros para as suites e/ou quartos.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dicas que ninguém lhe diz!


A construção de uma casa é realmente algo muito complexo. Vc faz projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, lógica e assim vai. Mas na hora de colocar em prática muitas coisas não coincidem. Por exemplo às vezes o estrutural não concilia com o arquitetônico. Noutras o projeto elétrico não bate com o hidráulico e etc, etc, etc.
Eu entendo que isso na teoria não deveria acontecer pois em tese vc pagou para alguém pensar nisso. Mas na prática, ou seja, na execução vários ajustes devem ser feitos. Mas como dizem, não existe obra que isso não aconteça e é algo que temos que conviver. Lógico xingando um pouquinho, por que ninguém é de ferro.
Mas algo que ninguém lhe diz é a conciliação com outras fontes da obra como calha e condutores de água, tubulação de ar condicionado, posição de móveis e eletrodomésticos, dentre outros. E quando vc vai executar percebe que poderia ter previsto melhor as coisas.
O exemplo de hoje foi o condutor da água das calhas na garagem. Precisávamos colocar dois canos de 100 mm um do lado do outro, mas não dava para realizar,  porque havia uma viga de laje impossibilitando a passagem dos segundo cano. Solucionamos colocando algumas curvas; mas se no momento da concretagem da laje eu soubesse, ali estaria a previsão. 
Portanto segue abaixo algumas dicas que ninguém lhe diz:
1) Antes de concretar a laje preveja os locais e dimensão dos condutores da água das calhas. Veja inclusive o número de condutores. Deixe os canos na laje para concretagem.
2) Igual situação para a tubulação do ar condicionado, definindo provável local do split, drenos e condensadoras.
3) Outro item importante que ninguém dá muita importância é o layout dos móveis da cozinha e quartos tendo inclusive a previsão do tipo de eletrodomésticos. Isso facilita a posição e número de pontos de elétrica, hidráulica, gás e exaustão. Não caia na do arquiteto, que faz um layout básico dos móveis e lhe diz que não tem problema que depois a gente muda. No final da obra, com a correria, isso vai lhe dar dor de cabeça, pois vc resolve mudar o layout e fica com a jaca na mão para definir os pontos, e bem nessa hora o arquiteto vai estar viajando.
4) Caso vá instalar alarme e/ou circuito fechado de TV, prever tubulação e locais dos pontos. Neste caso específico não esquecer da bitola da tubulação.
5) Local dos aquecedores de passagem no caso de aquecimento a gás;
6) Neste último item, prever a central de gás e acesso a ela;
7) Outra dica legal. Quando a tubulação estiver pronta, tire foto do ambiente. Isso vai facilitar quando tiver que furar alguma parede. Isso é importante porque normalmente o projeto hidráulico é alterado na execução.
8) Não esqueça também da TV a cabo, telefone e lógica.
9) Posição de janelas em relação aos futuros móveis.
10) Tipo de esquadria e se vai ter cortina automática ou não.
Pode ter certeza que isso vai lhe poupar muita, mas muita dor de cabeça!



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Acabamentos IV


Hoje a corrida para os acabamentos continuou. Compramos a banheira do nossa suite. Depois de monitorar por alguns meses, o modelo escolhido estava em oferta e fui para a loja fechar a compra. Este tipo de compra é algo que sugiro para as pessoas que estiverem construindo. É interessante para seu bolso que defina  bem antes os modelos e tipos de louças, revestimentos e acessórios. A maioria das pessoas deixa para decidir isto no final da obra, justamente no acabamento e pela pressa da obra terminam comprando o que estiver na hora e assim se perde a oferta.
Desse modo vc vai monitorando as ofertas nas lojas da cidade e quando as ofertas surgem, vale muito a pena. Na compra de hoje a banheira estava com um super desconto e ainda foi parcelado em 10 vezes.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Chuva!


A chuva havia dando uma grande trégua na nossa obra. Choveu bastante no início e parece que vai chover bastante no final! E bem agora quando começamos o reboco da parte de fora e instalação de calhas! Pelo menos a casa esta coberta e podemos realizar o reboco no interior e realização de piso!
Puxa vida São Pedro, dá uma folguinha, pois a previsão é que a chuva vai a semana toda!

domingo, 21 de agosto de 2011

Acabamentos III


Estava lendo meu Blog quando percebi uma pergunta com resposta lógica. Por que chamar a parte final da obra de "Acabamento"? Comecei a pensar e tirei alguns significados:
1 - Derivação masc. sing. de acabar
2 -  Pôr fim a; chegar ao cabo de; matar, dar cabo de; aperfeiçoar; completar.
3 -  Morrer, expirar; terminar; fazer envelhecer.
4 -  Cessar de haver.
5 - Usa-se seguido das preposições de ou por e infinitivo, para indicar conclusão (ex.: acabei de ler, acabaram de falar; acabou por confessar). = TERMINAR 

Mas não me convenci!

Acabamento??? Como assim, no meio da obra comprei três caminhões cheios de tijolos que os caras demoraram horas para descarregar e hoje pago o mesmo valor em dois aquecedores de passagem que cabem no porta mala do meu carro! Karacas maluco!!!
Acabamento???? Antes eu pagava quatro caminhões de areia e agora no tal acabamento pelo mesmo preço eu pago em alguns canos e material elétrico que o fornecedor me entrega de Van!!!
Como pode 20 soleiras de granito serem mais caras que 200 sacos de cimento?????

Acabamento????  Tenho outros significados:
1 - Fim da paciência
2 - Término das comprinhas
3 - Expiração do bom humor
4 - Duplicação das rugas
5 - Tsunami de cabelos brancos, e as que mais eu gosto
6 - ACABAMENTO do DINHEIRO!!!!!!!
7 - CRUELDADE com os ANIMAIS: Meu porquinho tá ficando miadinho, miadinho!!!!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Acabamentos II


Agora o dinheiro esta parecendo que voa da minha conta! Cada nova compra é uma grana enorme. Hoje fui comprar dois pressurizadores de água e ao ver o preço quase cai de costas. Agora na fase do acabamento não existe compra barata. Não têm nada menos de R$ 1.000,00!!!!
Incrível!!!

E bem agora, quando a grana esta ficando curta!
Caramba!!!! 

E ainda tem muita coisa a ser comprada!!!
Principalmente os calmantes!!! 
eehehehehe

sábado, 13 de agosto de 2011

Acabamentos


Vivendo e aprendendo! Eu achava que as compras dos acabamentos só iriam começar quando o reboco chegasse ao fim. Ledo engano, pois para rebocar por exemplo, os banheiros,  eu tenho que ter os registros ou  misturadores. Mesma coisa para a pré-instalação do ar condicionado e assim vai. Começa a pipocar vários pedidos de acabamento e para variar tenho que correr atrás dos orçamentos! Loucura total.


Como sou um cara prevenido, já havia escolhido há meses atrás as louças e metais e isso facilitou um monte. Portanto a grande dica dos acabamentos é que você os escolha bem antes. Isso facilita na hora das cotações e principalmente na compra, pois desse modo vai acompanhando as ofertas e economiza dinheiro. 
Para vcs terem uma ideia, o porcelanato da casa já estava escolhido no final de abril e reservado no início de maio. Hoje chegou a carga do material e fechei o negócio! Caso não tivesse reservado o porcelanato, hoje pagaria mais do que o dobro do preço!!
Finalmente a "PRÉ-visão" (sic) é uma ótima aliada na logística e do financeiro da obra!


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tudo ao mesmo tempo!


Agora a obra entrou na fase do "Tudo ao mesmo tempo". Começamos o reboco, a elétrica, a hidráulica, etc. e o aumento do meu estresse. Como estamos com um número bom de empreitadas a evolução das fases é muito  rápido e tão rápido quanto a obra eu tenho que estar, pois vários materiais são solicitados ao mesmo tempo. 
O difícil é fazer as cotações para conseguir um bom preço, depois conseguir que a entrega seja no mais curto prazo e que ao mesmo tempo o serviço não pare. Tudo isso, tendo que aliar o financeiro da obra, da casa e administrar o filhão que acaba de nascer. Mandar email, ligar para lojas e prever as contas.
Difícil, pois tenho que priorizar meu pequenino Bento que acabou de nascer. 
Cuidar da minha linda e amável esposa que esta se recuperando do parto.
Achar um tempo para trabalhar mais para aumentar a renda.
Fiscalizar a obra e tomar decisões que, se erradas, podem comprometer a estética da casa!
Hoje por exemplo, foi uma correria só! 
Acordei, corri para prestar consultoria num cliente. Corri para obra para reunião com dois fornecedores. Corri até o banco para ver a situação do financeiro, aliás fui em três bancos. Almocei as quatro da tarde e fui correndo a toda para casa terminar um curso que vou dar amanhã. 
E depois de 12 horas de trabalho duro estou dando uma parada básica escrevendo no meu Blog. 
É isso ai, falta pouco!


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estatísticas II


Com duzentos dias de obras deixo abaixo um pouco de estatística:

-  104 m3 de areia;
-  374 sacos de cal;
-  725 sacos de cimento;
-  63 m3 de concreto usinado;
-  174 barras de Ferro 10 mm;
-  735 barras de Ferro 5 mm;
-  409 lajes;
-  60 m3 de pedra brita;
-  133 kg de prego 17 x 27;
-  697 ripas de  Pinus (1 x 3") 2,5 x 7,5 cm x 2,5 m;
-  770 tábuas; 
-  4789 telhas;
-  240 vigas;
-  TOTAL DE ITENS COMPRADOS: 43.628

E o dinheiro óóh....acabando!!!!!!!!



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Telhado

Estamos quase terminando o telhado e a chuva deste final de semana foi providencial. Escrevo isso pois escolhemos a telha portuguesa natural, sem esmalte. O mestre de obras até me perguntou se eu queria impermeabilizar, mas disse na ocasião que não, pois a intenção é deixar o mais natural possível. Mas ao visitar a obra no final de semana percebi que as telhas parece que "suam" e "suam" bastante. Achei estranho e liguei para o mestre de obras e me disse que isso é normal e nas telhas de concreto esse "fenômeno" é ainda pior. É meio estranho e embora não seja uma goteira é esquisito ver em todas as telhas aquela água.
Assim decidimos correr atrás de um impermeabilizante fosco e graças ao engenheiro achei um produto que não deixa brilhoso e é excelente para o telhado. Comprei também para a parte da frente aquela manta de alumínio, para deixar ainda mais protegido. Não é barato, mas vale a pena o investimento.
Portanto minha dica é coloque a manta de alumínio, mesmo que não seja necessário. Escrevo isso, pois quando você têm laje e teto de gesso, não é obrigatório e a gente acaba abrindo mão. E depois fica arrependido de não ter colocado. Ainda bem que deu tempo de corrigir.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

200 dias!

Hoje completamos 200 dias de obra. Estamos considerando para este cálculo desde a construção do muro que levou alguns dias, pois choveu bastante. E por falar em chuva, a água não para de cair desde sábado e chove forte. Mesmo a obra ter sido coberta quase 70% a turma não foi trabalhar, pois o chuvão fez alagamento em vários bairros de Pinhais, dentre eles onde a turma mora. Não posso reclamar, pois fico imaginando a dificuldade e preocupação dessa comunidade. 
Mas chegamos a 200 dias! Lembro da primeira postagem no dia 12 Jan, quando estava começando tudo. Era uma ansiedade só! Será que vou conseguir, será que vai dar? Mas o tempo foi passando e a obra seguiu seu ritmo e já passamos da metade. Se o tempo ajudar, devemos terminar outra parte do telhado ainda esta semana e na próxima começamos o reboco.
É isso ai, agora vai que vai!!!!!