Hoje estou irritado, um pouco mais do que o normal!
Não é possível que essa turma do orçamento consiga sobreviver! Como estas empresas conseguem vender seus produtos??? E ainda mais, com falta de qualidade no atendimento dos clientes. Eu que milito na área da gestão da qualidade fico assustado com o nível de atendimento de todas as áreas.
E só posso acreditar que o problema é analfabetismo funcional.
Vamos estudar um pouco o assunto:
"A UNESCO define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar idéias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas." (Referência: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=700)
Ainda o mesmo site menciona o seguinte:
No Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.
Não acreditei no assunto e fui conferir no INAF – Indicador de Analfabetismo Funcional e acreditem, é verdade. Quem quiser conferir acesse o link: http://www.ipm.org.br/download/inaf_brasil2009_relatorio_divulgacao_final.pdf
Após ler o artigo achei a explicação dos problemas que enfrento na hora de orçar os produtos. Vejam o exemplo de hoje. Mandei vários emails para orçar cabos elétricos e disjuntores. O detalhe importante é que no corpo do email citei que queria disjuntores da marca Siemens. Deixei em negrito e sublinhei. Vocês acreditam que dos 10 (dez) fornecedores, 09 (nove), isso mesmo nove, mandaram com outra marca.
Vou reproduzir a fala deles exatamente como disseram e vou escrever qual foi a minha vontade de responder (pena que não deu para falar, infelizmente só pensar):
Analfabeto 1: eu liguei e a "múmia" perguntou:
- "... achei que o senhor queria outra marca..."
- Não sua Anta, eu escrevi SIEMENS mas queria outra marca, é que eu sou doido!!!!!
Analfabeto 2:
- "...desculpe não entendi o email..."
- Então como viu os produtos seu energúmeno e orçou outra marca???!!!!
Analfabeto 3:
- "...achei que o senhor pediu a marca STECK...."
- Ah sim sua besta quadrada, eu escrevi SIEMENS querendo STECK... é que eu sou um japonês, pensando russo, escrevendo alemão para um jumento brasileiro ler!!!!!
Inacreditável! E assim foi com os nove!!!!!
Portanto nobre leitor ou leitora, mande uma cartilha do "B, A, BA" (sic) para eles treinarem antes e novamente tome quilos e quilos de chá de camomila!!!
S i n i s t r o ! ! ! ! ! !