Pois é né! 2011 se foi e não conseguimos mudar para nosso novo lar. Agora com o ano novo a ansiedade continua, principalmente nesse momento que quase, quase esta no fim! O problema que esse quase não termina nunca! Na semana retrasada dei uma prensa na turma da obra pois o contratado (digo financeiro) terminou, mas ainda teríamos mais ou menos um mês de obra. Coisas pequenas, mas de detalhe e de execução demorada com a colocação final da elétrica. Leia-se tomadas e lâmpadas! Ou a colocação das louças e finalmente dos móveis da cozinha e dos banheiros! E não teve jeito vou ter que desembolsar mais um pouco para definitivamente a coisa terminar. Fixei desta vez prazo para que somente vão recebe se efetivamente concluírem o que falta.
Vc pode estar se perguntado se eu já não deveria ter feito isto! Na realidade estava fazendo, mas na teoria é uma coisa e na prática é outra. O principal fator deste problema é que eu não sou do ramo e não tinha a menor noção de tempo de execução de cada fase da obra! Neste momento percebo que em alguns meses eu errei (digamos assim) no pagamento da mão de obra. Explico. Chega uma fase da obra que vc vai de manhã e quando volta ã tarde a coisa mudou tão radicalmente que vc se empolga e acaba não ligando que o encarregado encheu a obra de pessoal. Naquele momento eu estava tão empolgado e feliz que nem liguei e paguei em média 40% a mais do que normalmente pagava. Hoje percebo que não deveria ter permitido, pois a obra seguiria o mesmo ritmo com 40% a menos de mão de obra. Do modo como fiz, ficou muita gente sem muita produção e isso impactou no financeiro no final da obra.
Portanto, cuidado com algumas fases da obra que a tendência e aumentar o número de trabalhadores. Fique atento, pois no final vc vai precisar de gente qualificada e esta sim é mais cara com tempo de serviço muito mais demorado, além do que rendimento lento!
Mas como agora não dá para voltar atrás, vamos em frente porque mais um mês e acho que mudamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário