Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Telhado!


Esta semana começamos com o telhado! Optamos pela telha portuguesa branca manchada (conforme foto acima) para combinar com o estilo da casa. Na sexta-feira concluímos mais da metade do telhado, mais precisamente 70%. O tempo ajudou e parece que tudo foi cronometrado. Pois terminamos o telhado na sexta-feira à tarde e à noite a chuva chegou e não parou até agora (Domingo 22:26). Uma benção de DEUS. Não fui na obra pois meu filhão BENTO e minha querida esposa LUCIANA precisam de mim agora. É bem complicado esta situação, pois ao mesmo tempo que vc quer estar ao lado do seu filho e esposa e estar bem presente você também não quer que sua casa atrase. Que seu novo lar e seu sonho e projeto de vida para sua esposa e filho não sofra solução de continuidade e o mais cedo possível vc possa ir para la. Essa  sensação, me perdoe as mulheres, só nós homens sentimos. Assim como certas sensações só pertencem as mulheres como a indescritível sensação de amamentar e ter um parto, há certas sensações e angústias que só pertencem e são entendidas pelos homens. Longe de mim comparar a dor do parto ou a maravilhosa sensação de dar de mamar um filho. Mas como homens são de Vênus e mulheres são de Marte espero que as mulheres procurem me entender. É bem complicado. Vc fica dividido e ansioso. As vezes vc é até criticado injustamente por isso! Mas como ninguém carrega uma cruz maior do que possa, penso que isso possa fazer parte de meu aprendizado ou até de minha penitência. 
Mas voltando ao telhado, é uma etapa bem maneira de se ver pois a casa começa finalmente a ter a cara de casa e isso é muito bom! 
Puxa já cheguei até aqui!!!!!!!!!!! Consegui cobrir a casa!!!!!!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vitória

Construir uma casa não é nada fácil. Não posso reclamar que ninguém me avisou. Realmente é estressante, muito desgastante e preocupante. Principalmente quando você está administrando tudo sozinho e apesar de todos os esforços, há carência no mercado de compreensão e excesso de crítica, egoísmo e inveja.  Não sei se todos terão  a experiência que estou tendo, mas para mim esta sendo bem puxado. Não nasci de família rica. Meus pais graças à DEUS me ensinaram honestidade, dedicação e persistência. Quando nasci a casa era bem pequena, menor que a garagem que vai ter na minha casa. Isso é motivo de orgulho, de alegria e de muito amor. Pois hoje quando estou construindo minha casa, lembro da minha infância simples. Lembro que coisas singelas marcaram minha vida. Lembro da dedicação incansável dos meus pais, lembro de algumas coisas como refrigerante, a chamada gasosa Cini a gente só tomava no final de semana. E era um copo só. Como era gostosa aquela gasosa de framboesa. Lembro que bombom Sonho de Valsa era só uma vez por mês, no pedido, e um só. (Pedido: compra no mercado que entregavam em casa em caixas de plástico).
Lembro que meus pais trabalhavam duro para eu estudar e vencer na vida! Lembro de tudo com muito, muito orgulho. Meus pais são meus verdadeiros heróis e meus únicos amigos de verdade. E assim a vida seguiu seu caminho. Tive que me dedicar ao estudo muito cedo e ainda bem novo, lá pelos dez anos definir meu futuro e as metas que eu iria atingir. Hoje quando talvez alguém veja a construção de minha casa, ache inadvertidamente que tudo foi fácil. Não foi. Enquanto meus amigos jogavam bola, eu estudava. Enquanto meus amigos estavam em festa eu estudava. Enquanto eles viajavam,  eu pensava no futuro. Não estou reclamando, foi minha escolha, foi minha decisão. Mas isto não tira o fato que ralei muito, passei por muita coisa. Escolhi minhas profissões e sempre, sempre ralei muito para economizar e juntar grana. Passei por muita coisa e superei muitos problemas e dificuldades. Nada, nada caiu do céu. Tive que abrir mão de muita coisa, muita coisa mesmo. Abrir mão de falsos amigos e de verdadeiros amigos. Abri mão de um convívio social melhor. Talvez hoje eu fosse mais simpático, mais sociável, mais alegre e menos fechado, carrancudo e de poucos amigos. Mas na minha teoria de vida, não é possível ter tudo de uma vez. Não seria possível para mim ir a todas as festas e competir com quem estudava em escola particular ou tinha grana. Não seria possível não ter dois, três ou até quatro empregos ao mesmo tempo e hoje conseguir construir essa casa. Será que se eu só tivesse um emprego e fizesse festa toda hora, viajasse sempre e todo final de semana eu conseguiria o que tenho hoje. Saindo de onde sai. Será que para quem cresceu tendo um copo de gasosa por final de semana teria chance com que já nasceu em berço esplêndido. Não ganhei meu terreno, não ganhei carro, não ganhei moto, não ganhei mordomia. Lutei por eles.
Hoje talvez para algumas pessoas que têm inveja no coração e maldade na alma, algumas de minhas atitudes possam soar com um cara sério e fechado. Meio anti-social. Gostaria de trocar de vida com estas pessoas só por um momento e ver até onde elas conseguiriam chegar. Falar é tão fácil. Até papagaio fala, mas construir pedra sobre pedra com sangue, suor e lágrimas, isto sim é para poucos. É fácil quando se ganha as coisas do papai e da mamãe. Já vi muito metido ganhar terreno e carro do papai e “cantar de galo”.  Não sou contra a isso, quero deixar claro, sou contra àqueles que não tendo suado, se fazem!
Para quem nunca estudou, nunca ralou para caramba. Para quem ganha as coisa de mão beijada, meu esforço é antipático e egoísta. É negligente e bitolado. Criticar os outros é tão fácil, tão mesquinho, tão irracional que me fazem duvidar da capacidade intelectual de muitos seres humanos. Você só pode me criticar e criticar minha vida se viveu todos os segundos da minha vida. Se você não esteve na minha pele, não me critique, nem por brincadeira. Se você não passou a vida sob a minha pele não faça critica do que não conhece. Minhas lágrimas, minha dor e meu esforço não merecem.
Portanto meu nobre amigo ou amiga, se você nunca quebrou uma perna. Você só pode imaginar quanto dói, mas jamais, jamais vai sentir a dor!
Finalmente fico feliz pela minha trajetória. Orgulho solitário, orgulho verdadeiro e só meu. Orgulho sincero! Assim vou ficar sentindo minha emoção solitária, pois isso só eu, só eu e DEUS sabemos a sensação desta vitória!


terça-feira, 26 de julho de 2011

Esquadrias!

Fiquei um tempo sem escrever no Blog, pois meu filhão Bento nasceu! E esse é um fato que marcou muito minha vida e me dediquei integralmente àquele momento! Foi maravilhoso, indescritível e muito feliz! Mas esse é um outro assunto, muito particular que prefiro curtir do que escrever, mesmo por que nada que eu escreva vai conseguir descrever a emoção que senti.
Mas vamos a obra! Alias esta semana estou voltando a obra! Fiquei alguns dias sem ir e tudo esta de vento em popa! Amanhã começamos o telhado e já na semana que vem iniciamos o reboco, parte elétrica e hidráulica.
Mas o título deste Post se refere as esquadrias! 
Depois de quase dois meses, finalmente fechei o contrato com as esquadrias! Para quem leu, viu que foi uma loucura esta parte da obra. Para vocês terem uma ideia, fiz cotação com 18 (dezoito) empresas. Isso mesmo 18!!!!. E todas, com exceção de uma, apresentaram orçamentos errados de tudo quanto é jeito. Teve empresa que me mandou nada menos, nada mais que 14 orçamentos errados. Houve preço de tudo quanto é tipo. Fornecedor falando mal do outro, diferença gritante de preço e até mostruário de show room com defeito. Mas como leram acima, apenas uma empresa cotou certo e foi justamente com ela que fechamos o contrato. 

Optamos pelo PVC! Depois de tanto estudar o assunto e ver o tipo de orçamentos com falhas que os fornecedores apresentavam vi que o PVC era a melhor opção. Mas quem acompanha o blog, deve lembrar que quando comecei a orçar eu havia me assustado com os valores e a diferença nos preços do PVC. Mas a briga (no bom sentido) foi boa para baixar os preços e conseguimos um excelente desconto. A diferença entre a de alumínio ficou em torno de 15% mais cara. Essa diferença podia chegar a 50% no alumínio, mas a qualidade era duvidosa. Para vcs entenderem é que muitas empresas de alumínio cotavam um perfil chamado  "Suprema" que é mais fino e por consequência bem mais barato. A chave do problema era que na nossa casa há várias portas e janelas com altura de 2,60 m e nessa dimensão a linha Suprema com certeza iria dar problema com o tempo pois não aguentaria o peso dos vidros. E o fornecedor que era atendo a este detalhe cotava a linha "Gold" que possui um perfil bem mais largo e também mais caro. Deste perfil que a diferença em relação ao PVC é de 15%. Mas se vc olhar as esquadrias de PVC vai ver que são muito superiores que as de alumínio, além de terem uma melhor vedação. Portanto deixo algumas dicas para a escolha de esquadrias:
1) Dica 1: Recomendar que vc não deve se estressar é uma furada! Meu amigo ou amiga, saiba que isso vai ser inevitável. Portanto a dica é,  procure relaxar entre um orçamento e outro.
2) Dica 2: Demore muito para comprar. Eu levei quase dois meses e isso foi muito bom, pois me deu tempo para estudar o assunto!
3) Dica 3: Estude muito o assunto, entre em site, blogs, fabricantes, converse com vendedores e principalmente fique atento as críticas que eles fazem deles mesmos.
4) Visite show room.
5) Tenha muito cuidado com os orçamentos. Os fornecedores conseguem errar as coisas mais básicas. Até quantidade de peças eles erram. 
6) Barganhe o preço, chore e solicite alternativas!
7) E a última, tenha muita, mas muita paciência!!!!!



quarta-feira, 13 de julho de 2011

Segunda Laje!


No final de semana passado foi concretado a segunda laje. Como na primeira, correria total, dia lindo, tudo deu certo graças a DEUS. E aquela máxima de que a gente sempre gasta um pouco mais do previsto se confirmou também. Em vez de três caminhões betoneiras, precisou mais meia carga e totalizamos 28 metros cúbicos de concreto usinado. Foi feito novamente o tradicional churrasco da laje, mas desta vez meu paizão não pode participar pois no dia anterior havia operado o olho. Mas tanto ele quanto minha mãe ficaram na torcida. 

No final do dia molhei a laje, e fiz um vídeo para meu filhão Bento que esta quase nascendo. O vídeo ficou muito, mas muito legal (modéstia a parte). Peguei o celular e fui apresentando a casa para ele e narrando os acontecimentos e os cômodos. Fui até a laje, onde deixei uma marca no concreto que ficará gravada para posteridade. Muito emocionante e gratificante.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cansaço

Estamos praticamente na metade da obra. E o cansaço já dá seus sinais. Realmente a preocupação e o desgaste com fornecedores vai consumindo uma boa parte da energia que a gente tem. Bem que todos falam que é muito incomodo e a gente passa vários momentos de estresse. Uma das coisas que acontecem é que se você esta trabalhando como eu você tem que correr muito na hora do almoço e em qualquer sobra de tempo. E o pior que à noite quando chega começa o segundo, terceiro e quarto tempo. Pois nessa hora você tem que comparar orçamentos, digitar preços e assim vai. Muita, muita coisa para fazer. Confesso que o cansaço tem pego valendo. Mas o bom de tudo isso é que só falta metade!!!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Esquadrias!


As esquadrias da nossa casa estão me tirando o sono e aumentando exponencialmente meu estresse. Estou a quase um mês orçando as esquadrias e ainda não decidi com qual fornecedor. Vocês não têm ideia da loucura e desgaste que é fazer cotação com essa turma. Eu já cotei com umas 14 empresas. E todas, repito todas sem exceção é uma complicação inacreditável. Acontece de tudo, de preço errado, quantidade, número de folhas e vai por ai. Você liga fala para o vendedor e quando recebe o orçamento continua errado. Você liga novamente e a conversa se repete e novamente recebe o orçamento errado. Essa palhaçada se repete uma, quatro, cinco, acredite dez vezes. Isso mesmo, tem empresa que já mandou mais de dez orçamentos errados. Os preços então, não tem lógica e nem razão de tanta discrepância. Como alternativa você começa a pedir indicação na ilusão de que a situação vai melhorar. Pura ilusão, a confusão continua. Estou colocando tudo numa planilha cheia de detalhes para que facilite a escolha no aspecto quanti e qualitativo, mas nem isso esta ajudando. E o pior que a obra esta na fase em que mais da metade de grana já foi investida e se eu escolher errado posso comprometer meu orçamento e a conclusão da casa ou se optar por um fornecedor que não me de um produto de qualidade vou se incomodar, atrasar a conclusão da casa, e outros incômodos. 
Além de tudo isso, nessa escolha estou literalmente sozinho, pois minha querida esposa está gravida e nosso filhão está quase chegando. Não quero incomodá-la com esse assunto. Aliás, ela já não me aguenta mais falar das esquadrias. Virou assunto diário. Nem eu percebo as vezes que fico feito vitrola com disco riscado (putz essa foi dá época do epa...digo CD riscado e travado...huummmm ah vcs entenderam, né!).
Hoje foi um dia em que o estresse bateu 9 numa escala de 0 à 10, onde dez é pedir um ansiolitico pro médico!  Sei que devo manter a calma, mas as vezes o negócio trava e a cabeça começa a bater pino. Tudo por causa dessa turma do alumínio, e eu achava que o amianto causava problema!!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Chuva e Hidráulica!

Segundo dia de chuva! Muito frio e chuva o dia inteiro. Pelo menos para não perdermos tempo, a turma começou a cortar as paredes para a hidráulica e elétrica. Como sempre comprei todo o material de uma vez só e consegui um superdesconto. O detalhe é que cotei em vários fornecedores e graças ao meu mestre de obras que me indicou um distribuidor consegui um preço fantástico.
Portanto a dica é que para hidráulica procure um distribuidor, você vai gostar dos preços.