A construção de uma casa é realmente algo muito complexo. Vc faz projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, lógica e assim vai. Mas na hora de colocar em prática muitas coisas não coincidem. Por exemplo às vezes o estrutural não concilia com o arquitetônico. Noutras o projeto elétrico não bate com o hidráulico e etc, etc, etc.
Eu entendo que isso na teoria não deveria acontecer pois em tese vc pagou para alguém pensar nisso. Mas na prática, ou seja, na execução vários ajustes devem ser feitos. Mas como dizem, não existe obra que isso não aconteça e é algo que temos que conviver. Lógico xingando um pouquinho, por que ninguém é de ferro.
Mas algo que ninguém lhe diz é a conciliação com outras fontes da obra como calha e condutores de água, tubulação de ar condicionado, posição de móveis e eletrodomésticos, dentre outros. E quando vc vai executar percebe que poderia ter previsto melhor as coisas.
O exemplo de hoje foi o condutor da água das calhas na garagem. Precisávamos colocar dois canos de 100 mm um do lado do outro, mas não dava para realizar, porque havia uma viga de laje impossibilitando a passagem dos segundo cano. Solucionamos colocando algumas curvas; mas se no momento da concretagem da laje eu soubesse, ali estaria a previsão.
Portanto segue abaixo algumas dicas que ninguém lhe diz:
1) Antes de concretar a laje preveja os locais e dimensão dos condutores da água das calhas. Veja inclusive o número de condutores. Deixe os canos na laje para concretagem.
2) Igual situação para a tubulação do ar condicionado, definindo provável local do split, drenos e condensadoras.
3) Outro item importante que ninguém dá muita importância é o layout dos móveis da cozinha e quartos tendo inclusive a previsão do tipo de eletrodomésticos. Isso facilita a posição e número de pontos de elétrica, hidráulica, gás e exaustão. Não caia na do arquiteto, que faz um layout básico dos móveis e lhe diz que não tem problema que depois a gente muda. No final da obra, com a correria, isso vai lhe dar dor de cabeça, pois vc resolve mudar o layout e fica com a jaca na mão para definir os pontos, e bem nessa hora o arquiteto vai estar viajando.
4) Caso vá instalar alarme e/ou circuito fechado de TV, prever tubulação e locais dos pontos. Neste caso específico não esquecer da bitola da tubulação.
5) Local dos aquecedores de passagem no caso de aquecimento a gás;
6) Neste último item, prever a central de gás e acesso a ela;
7) Outra dica legal. Quando a tubulação estiver pronta, tire foto do ambiente. Isso vai facilitar quando tiver que furar alguma parede. Isso é importante porque normalmente o projeto hidráulico é alterado na execução.
8) Não esqueça também da TV a cabo, telefone e lógica.
9) Posição de janelas em relação aos futuros móveis.
10) Tipo de esquadria e se vai ter cortina automática ou não.
Pode ter certeza que isso vai lhe poupar muita, mas muita dor de cabeça!