Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Atrasos!


Os atrasos são inevitáveis em qualquer obra! Principalmente pelo fato de que vc acaba se empolgando, e isso também é inevitável quando constrói uma casa! Afinal de contas não é uma bicicleta ou um carro, é uma casa!!!!
No nosso caso a ideia era nos mudarmos agora no Natal, mas não deu! Ainda vai mais um mês de obra para só então realizarmos o tão sonhado lar-doce-lar!!!!
A verdade é que bons profissionais são raros e isso acaba comprometendo prazos. Portanto tenho que dar mais umas respiradas e aguentar mais um pouco, só mais um pouco!
Haja paciência!!!!!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Sem paciência...o primeiro descontrole!!!!!!

Meus amigos e amigas, semana passada tive o primeiro descontrole na obra. O chamado "piti"!!!! Verdade, perdi a paciência e soltei os verbos (Literalmente) na turma da calçada! Vamos aos fatos:
Mas antes uma pequena lembrança!
Quem acompanha meu blog lembra-se da postagem:

http://administrandosuaobra.blogspot.com/2011/10/incompetencia.html

Nesta postagem eu mencionei todo o estresse que levei com o pessoal das soleiras! Só para resumir e relembrar, eu comprei as soleiras com promessa de entrega de 10 dias e o fornecedor levou dois meses para entregar! Puro estresse!!!! Isso atrasou a obra em praticamente 40 dias!
Soleiras instaladas, rezei o terço para o Mestre de obras para que protegesse todas elas! Aliás, falei mais de uma vez! Sempre reforçando o descuido, sempre que presenciei, afinal não queria mais passar por aquele estresse novamente!

Mas vamos ao dia fatídico! Cheguei na obra para ver o andamento e que vejo! A soleira da porta da frente (porta principal), adivinhem!!!!!!!! Quebrada!!!!
Gente, quando vi aquilo o sangue ferveu!!!!! Não teve calmante que me segurasse e soltei o verbo no pessoal! Peguntando como não tomaram o cuidado com algo tão óbvio!!

Mas tudo bem, depois continuei na obra e me acalmei! Percebi que não iria adiantar ficar estressado, pois o fato era iremediável. A soleira teria que ser trocada! Calmamente falei com mestre de obras e disse que queria a pedra arrumada no dia de hoje!

Portanto, além de vc falar, recomendar e repetir a recomendação umas mil vezes, reze, reze muito porque a turma consegue!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ansiedade!

Ansiedade! Palavrinha companheira de toda a obra! Sensação que atormenta, que acalenta ou que  anima! Sentimento que traz medo, loucura ou felicidade! A quem diga que se trata de comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não. Outros dizem que é um sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência. Sei lá, mas ela fez e faz parte do dia a dia da obra. No começo pela preocupação do novo e no final pelo desejo do término!  Este sentimento vai mudando de época para época, mas a do final, sem dúvida a mais angustiante! Principalmente quando vc quase esta se preparando para mudar! É engraçado, porque parece que é mais fácil chegar o mês de maio do ano que vem do que o janeiro! Tudo é muito bom no final! Principalmente quando o sonho deixa de ser algo virtual e passa a ser real! O sentimento de vitória já dá seus sinais! Ahhh ansiedade, mais alguns dias, alguns dias!!!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Quase, quase no final!


Ah se não fosse o quase! A obra caminha para o final! Acho que mais quinze dias e terminamos finalmente! Mas o difícil mesmo é ir todo dia lá. Tarefa que faço desde que começou. O problema agora é que vc vai lá e parece que o negócio esta parado. Tudo caminha lentamente! E não dá para apurar, pois caso contrário a turma têm uma excelente desculpa para suas reclamações! O andar de cima quase pronto, o andar de baixo quase pronto, calçada quase pronta, esquadrias quase entregue, deck quase iniciado e assim vai! Aliás e eu quase sem dinheiro e quase louco!!!!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Estafa!


Não diga que eu não avisei!
Realmente a administrar a construção de uma casa sozinho não é nada, nada fácil! Não adianta a gente dizer que agüenta o tranco, por que o negócio não é brincadeira. Para ser sincero o nível de ansiedade começa lá atrás, mesmo antes de vc iniciar a obra! Será que vou conseguir? Será que vai dar? Quais os problemas que vou enfrentar? Será que a turma que contratei é séria e trabalhadora? E assim vai meu amigo.
E tudo isso não te larga não! Junto com isso a cada dia você fica de antena ligada, mas sempre preocupado. É uma ansiedade e preocupação que não dão folga, não te esquecem dia após dia. E com o tempo passando e a grana acabando tudo isso vai ficando pior. Seu humor vai piorando, sua paciência se esgotando e tudo que vc vê é a obra. Tudo que vc quer é que acabe de uma vez, principalmente no final. No chamado acabamento. Este sim é de arrebentar o figura. Escrevo isso pois é bem a fase que estou. Praticamente estafado.
E escrevo isso não para assustar, nem tampouco por drama ou fraqueza ou sei lá o que algum mal informado possa julgar. Escrevo isso para que saiba que administrar tudo sozinho, digo sozinho mesmo é de acabar com seu psicológico. Escrevo apenas para relatar que toda a fase de construção é estressante, mas o acabamento tira vc do eixo. Eu por exemplo estou explodindo por qualquer coisa. Estou totalmente intolerante e até bem grosseiro com algumas pessoas. Até minha amável esposa tem sofrido, digamos assim da minha “cavalice”. Coitadinha, não tem culpa nenhuma, mas às vezes sobra até para ela.
O nível do meu estresse está tão alto que até o fisiológico começa a dar seus sinais: falta de apetite, sonolência e lapsos de memória.  Mas até isso no dia a dia a gente não tem que dar um jeito e esconder e tocar o barco, afinal está no finalzinho!
O ruim é que nesta fase não dá para correr com as coisas! Só dá para ficar esperando as coisas acontecer!!! Parece uma tortura!!!
Portanto nobre leitor, caso seja louco de fazer tudo sozinho, vá se preparando, a fase final é de estafar qualquer um!!!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Efeito Dominó!


É não adianta querer correr, porque definitivamente não vai dar para mudar para o Natal! Tudo isso porque várias coisas dependem umas das outras para proseguir.
Veja meu caso!
Quero fazer a cozinha, mas para fazer a cozinha, o porcelanato tem que estar pronto.
Para o pessoal fazer os mármores da cozinha, depende da cozinha estar pronta.
Para a cozinha estar pronta, preciso comprar a cuba, cook top e exaustor.
Para colocar o exaustor as pastilhas da parede tem que estar prontas.
Para as pastilhas estarem prontas as esquadrias tem que estar prontas.
Para as esquadrias estarem prontas, o fornecedor precisa ainda de mais uns 15 dias.
E pior que não dá para adiantar nada! Tudo fica enrolado  numa sequência complicada!
Parece que nesse momento é mais fácil chegar dezembro de 2012 do que o próximo janeiro!!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Quase Louco!!


A obra caminha para o final!!!! Mais um mês e teremos terminado esta difícil mas prazerosa jornada! Mas este mês tem sido extremamente extressante porque a grana esta realmente no final! E o pior que não há mais compras baratas! Tudo que vou comprar o meu bolso vazio reclama.
E se eu já andava estreeeeeesssssaaaaadoooooo, agora no final é pioooor ainda, pois os acabamentos acabam com a gente (desculpe o trocadilho). Tenho que calcular várias compras e várias situações e ver se a grana vai dar!
Compra aqui, calcula dali e não dá para errar não, principalmente agora!
E ainda para ajudar nós tivemos a intenção de mudar ainda em dezembro e começar o ano com a casa nova!!!
Doce, doce ilusão!!!!
Como nada é simples o ingênuo aqui, pensou...vamos fazer a cozinha e desse modo podemos mudar! Ao receber o orçamento quase tive um treco e reproduzo aqui para deleite dos leitores:
- Escuta eu pedi uma cozinha, não um carro!!!!!!!! Caracas depois de algumas maracuginas e alguns dias com umas gotas de calmante recebi o orçamento onde não constava as pedras!!!
- Como assim???? Não estava incluído as pedras!!!! PQP!!!!!!!!!!
Kacildas, vamos orçar as pedras!! 
- Quanto???? Ahhhggggg que caro!!!!
Ai faço aquela perguntinha básica:
- Quando vcs entregam???
- Nesta semana!
- Puxa que rápido!!!
Ai vem outro estresse:
- Onde vc vai beneficiar????
- Beneficiaaaaaarrrrrrrrr????? Como assim?
- Não, é que este preço é só das pedras!!!!
- aaaaaaaaaarggggggggggggssssssssssssssss!!!!!!!!!
Mais uns dias, dobro a dose do calmante e tomo mais maracugina! Recebo o orçamento do beneficiamento!!!
- PPPPPPQQQQQPPPPPPriuuuussssssssssss!!!!!!! Não quero uma moto novo é só para cortar umas pedrinhas!!!!!
E assim vai o meu dia a dia!
Essa semana recebi o orçamento da iluminação e da calçada!!!! Tudo o olho da cara!!!
O problema é que no final da obra, depois de vc ter se ferrado um montão. Passado horrores, vc não vai querer deixar a coisa feia justo agora!!!!
Desse jeito vc vai comprando, vai comprando e o dinheiro no banco só diminuindo!!!

E para piorar lembrei que para mudar, os móveis do banheiros devem estar prontos!!!!!!!
Aiaiaiaiai.... alguém viu meu calmante????????


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Revestimento e Águias!

A fase de acabamento como já escrevi no Blog exige muita atenção e intensa supervisão de quem administra a obra. Mas hoje escrevo que não é só isso, vc precisa também ter um excelente mestre de obras e uma boa arquiteta com olhos de águia. Escrevo isso, porque durante minhas inspeções na obra percebi que o azulejista não era muito bom. Aliás agora percebi que ele era péssimo nos detalhes. E o pior o figura trabalhou quase três semanas, mas trabalhado mesmo acho que mal deu uma, pois o cara trabalhava um dia e faltava dois. E ainda no dia que vinha, aparecia na obra só a tarde.
Mas vamos voltar aos olhos de águia. Cheguei na obra ontem e o mestre de obra me disse que teria que arrancar todo o piso do box do banheiro, porque aquela figura descrita acima, havia por conta própria diminuído o box do banheiro em 10 cm! Eu fiquei com muita raiva daquela figura e também um pouco comigo, por não ter percebido esse pequeno grande detalhe! Pequeno, porque vc olhando nunca vai perceber, mas grande pois quando vc fosse tomar banho seu braço iria bater no box e vc iria provavelmente se irritar com alguém!
Portanto algumas dicas para os acabamentos:
1) Além do olho confira inclusive as medidas e posições das peças!
2) Leve a trena e nível;
3) Conte com um excelente mestre de obras e arquiteta!
4) Acompanhe de perto a obra! Eu já sabia que nesta fase sempre há problema e mesmo olhando tudo tive vários problemas!
5)  Seja muuuuuuiiiiiiiiiittttttttttttttooooooooooooo chaaaaaaaaaattttoooooooo!!!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Portas e pepinos!!!



A frase que o olhar do dono engorda o gado é a mais pura realidade.
Pois o olho do dono mantém a obra com qualidade!
Escrevo isso porque esta semana chegaram as portas internas e os batentes! Comprei direto da fábrica Camilotti. Como estava comprando direto da fábrica não me preocupei muito, pois achei que o nível de qualidade seria ótimo. Mas para minha surpresa o lote de portas chegou com várias diferenças de cores e inclusive uma porta veio com defeito. Liguei de imediato e a atendente queria que eu relacionasse as portas para ela trocar. Fiquei irritado porque como iria anotar tanta diferença e exigi a troca inteira do lote e fiquei sabendo que só poderiam mandar depois do dia 15 Nov. PQP, porra eu paguei à vista e cumpri minha parte, a fábrica atrasou em dois dias a entrega e ainda não me dá prioridade!!!!! Já me estressei e exigi atendimento prioritário e recebi a promessa de que na quarta-feira me entregam com a supervisão pessoal da vendedora. Fico pensando se eu não tivesse conferido como seria?
Portanto sempre confira tudo!!!!!!!!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Revestimento!


Faz tempo que não escrevo no Blog e isso não é esquecimento não é falta de tempo e cansaço mesmo! Vai chegando no final da obra e a energia não é mais a mesma, muito menos a paciência!!!! Mas hoje resolvi escrever para relatar o problema que tive com o revestimento (azulejo e piso). O fato é que o azulejista estava indo bem no geral, mas no detalhe a coisa esta ficando feia. Alertei várias vezes e tivemos que retirar algumas peças. Como vou na obra todo o dia, o prejuízo foi pequeno. O figura melhorou um pouco mas na sexta-feira não teve jeito mandei o cara para as "cucuias". O dito cujo simplesmente começou a colocar o piso da área de serviço fora de esquadro (leia-se sem alinhamento) e fora de nível.
Fiquei puto da cara e mandei parar tudo. Esta semana começa outro que tem capricho!
Portanto vai algumas dicas na hora do revestimento, pois tem coisas que a gente acha que sabe. No meu caso eu só estava olhando o alinhamento dos azulejos na vertical, ou seja da parede. No caso do piso eu só conferia o alinhamento e não observava o nível das peças. Então vamos as dicas:
1) Confira o alinhamento das peças tanto nas paredes quanto no piso;
2) Antes de colocar as peças verifique onde e como vão ficar os recortes;
3) Confira o nível das peças, em relação ao piso;
4) No piso, por mais que ele esteja no nível, confira o nível das peças, com a argamassa o cara consegue deixar fora do nível;
5) Tome cuidado na junção de outros cômodos com pisos diferentes. Onde e como ficará a junção;
6) Verifique a posição de futuros móveis. As vezes não vale a pena vc investir num detalhe que ficará atrás do espelho ou do armário;
7) Confira o desenho que a arquiteta fez, no meu caso houve um erro no projeto e só vimos depois de colocado. Sem problemas porque não comprometeu, mas podia!
8) Verifique se foi deixado juntas para dilatação. Imprescindíveis se tiver piso aquecido.
9) Acompanhe a distância dos recortes, principalmente nos cantos, janelas e portas;
10) E por fim e mais importante, fique em cima, vá duas ou três vezes ao dia! Não de folga para o instalador

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Portas, janelas e muita paciência!


Ontem finalmente confirmamos as medidas das janelas e portas para a confecção das esquadrias de PVC.  Como de costume o excelente fornecedor, leia-se KETAMY ESQUADRIAS DE PVC, compareceu no horário marcado e fez as medições.
Hoje fechei com o marceneiro que irá confeccionar a porta principal que será de madeira de demolição com um tamanho bem legal de 1,30 x 2,60m.
Nos dois casos esperar calma e mansamente, controlando a ansiedade, para que dentro de 40 dias sejam instalados.
Enquanto isso vamos resolvendo as situações do dia a dia. Mas como já escrevi o complicado agora é que as coisas vão num ritmo muito, mas muito mais lento. E como eu vou todo o dia na obra, confesso que vou sempre com uma esperança de ver uma grande mudança e chegando lá vejo que o tijolo de demolição só subiu um metro, que o azulejos andou mais umas peças, que o requadro levou o dia inteiro para ser feito e assim vai.
Dureza, pois o dinheiro vai doendo toda a vez que sai. Escrevo doendo não porque esteja com dó, mas porque o montante é alto para pouco progresso! Junto com isso vem a preocupação que não lhe dá folga se a grana vai dar!!!!
E assim já vamos para nove meses de obra só com a casa, ma se eu considerar que no dia 18 Jan 11 como início do muro acrescentamos mais um mês!!! Será que vou passar o Natal na casa nova?? Será???

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Cansaço Parte 25!!!


Estamos chegando no final da obra e cansaço e estafa já deram vários sinais. Realmente a preocupação e o desgaste com fornecedores e o dinheiro vai consumindo uma grande parte da energia que a gente tem. Bem que todos falam que é muito incomodo e há vários momentos de estresse. Uma das  várias coisas que acontecem é que se você junto com tudo isso tem que trabalhar e lidar com as preocupações do seu próprio emprego. Tem que correr muito na hora do almoço e em qualquer sobra de tempo. E o pior que à noite quando chega começa o segundo, terceiro e quarto tempo. Pois nessa hora você tem que comparar orçamentos, digitar preços e assim vai. Muita, muita coisa para fazer. Confesso que o cansaço tem pego valendo. Mas o bom de tudo isso é que apesar de estar muito cansado sei que estou fazendo tudo para minha família! Estou dando 110% de mim para que eles tenham conforto. Tudo que faço, faço pela felicidade deles. Não como ingrediente principal, pois este sim é o meu AMOR e minha DEVOÇÃO. A casa vai ser nosso lar querido, vai ser nosso refúgio, nosso altar da paz e da boa vontade. Todo o luxo, alias digo conforto, quando existir vai ser só para nos proporcionar comodidade e carinho, nunca, jamais como ostentação.
Principalmente agora que chega o momento dos acabamentos a exigência é redobrada em todos os sentidos, no tempo e na presença na obra, no contato com fornecedores, nos orçamentos, na definição de materiais que se exagerados comprometem seu orçamento e se acanhados ofuscam a beleza e o todo o investimento.
Nessa hora o estresse é muito grande porque vc naturalmente vai pensar, "...puxa vida, já gastei tanto até agora....mais tarde vou me arrepender..."  E acaba colocando algo acima do planejado e nessa hora o bolso doi e a cabeça não para de doer. Nesse momento vc sente sono toda hora, parece um mecanismo de autodefesa. Até roncar estou roncando!!!!!! Coitadinha da minha esposa, além do meu estresse ela tem que lidar com isso também!!! Mas ela é maravilhosa, amo ela de verdade!
E também tem meu filhão que por mais acabado fisicamente e mentalmente que eu esteja ao chegar em casa e ver aquele seu sorriso a bateria se recupera para mais um dia!!!! Fico louco de vontade de vê-lo para sentir sua felicidade e me sentir feliz!!!! Pensando nele agora, cansaço, cansaço que nada meu filhote, papai ainda tem fôlego!!!!!!!!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Passos de Tartaruga!

Nossa obra anda passos de tartaruga! Vou lá todo o dia mas o progresso  é lento. Estamos com o gesso, aluzejo, colocação de tijolo e demolição e retoques no reboco, mas parece que nada sai do lugar. A única coisa que dá para ver bem a evolução é a preparação da pintura. Contratei um pessoal que a maioria da equipe é  feira de mulheres. Muito bom, são caprichosa e não desperdiçam material. Pelo menos isso!!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Incompetência!


Meus amigos e amigas, estava demorando e eu estava tendo sorte, mas chegou o dia em que a incompetência bateu na minha obra!!! Minha vontade é de xingar com todos os palavrões existentes e até inventar alguns para o  ckjsndKasASzsasaSas6 do fornecedor das soleiras da minha casa. o  ckjsndKasASzsasaSas6 solicitou 50% de entrada com promessa de entregar o material na quarta-feira passada. Adivinha só!!! Não entregou! Ligo neste dia umas quinhentas vezes nos dois celulares que o  ckjsndKasASzsasaSas6 tem e vcs acreditam!...não atende nenhum!!! Na quinta liguei outras 500 vezes, quando o cara atendeu pediu mil desculpas e disse que uma máquina quebrou! Prometeu sexta-feira!! Nada e não atendeu o celular!!! No final da tarde consegui falar com o  ckjsndKasASzsasaSas6 e já estava a ponto de explodir!! Nova promessa, na segunda-feira!! Novamente tudo igual!!!! Não é possível, esse cara perdeu a noção do perigo, só pode ser!!!!!!! Hoje, mesma coisa!!!! Consegui um contato indireto com o figura e fiquei sabendo que outra ferramenta quebrou!!!!! Puxa que legal né, deve ser a ferramenata do Papai Noel seu  ckjsndKasASzsasaSas6!!!!!! Mas hoje continuo ligando e como já não bastasse ele não atender o  ckjsndKasASzsasaSas6  desligou o celular!!!!!! Quanta incompetência e falta de consideração!!! E o cara é tão  ckjsndKasASzsasaSas6 que não percebe que só estou começando o acabamento, ele teria ainda todos os banheiros para fazer, cozinha e outras coisas mais!!!!!! Fico indignado com tanta incompetência e falta de consideração!!!!!! Mas ele não perde por esperar, os outros 50%, ele deve ter esquecido tamanha sua incompetência!!!!! O pior que esse ckjsndKasASzsasaSas6 esta atrasando a instalação do azulejo e esquadrias!!!!!
Além de fazer káka no seu serviço ferra com o dos outros!!!!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Estatísticas III


Com duzentos e sessenta dias de obras deixo abaixo um pouco de estatística:

- 132 m3 de areia;
- 525 sacos de cal;
- 885 sacos de cimento;
- 63 m3 de concreto usinado;
- 174 barras de Ferro 10 mm;
- 735 barras de Ferro 5 mm;
- 409 lajes;
- 83 m3 de pedra brita;
- 133 kg de prego 17 x 27;
- 697 ripas de Pinus (1 x 3") 2,5 x 7,5 cm x 2,5 m;
- 770 tábuas;
- 4789 telhas;
- 240 vigas;
- 3.800 m de fio de luz;
- 120 canos;
- TOTAL DE ITENS COMPRADOS: 60.192


E o dinheiro óóh....acabando!!!!!!!!


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Banho Maria e Cozinha


Esta fase do acabamento é dureza! A grana anda a passos de Guepardo e a obra no de lesma! Complicadíssimo, principalmente quando a energia já esta se exaurindo e vc funciona no embalo!  O rendimento é lento porque são tarefas que exigem cuidado e capricho! E não dá para apurar a turma, pois já viu o que pode acontecer! Afinal no ritmo normal a gente já tem alguns encômodos. Imagine se apurar!
Mas para não deixar de mencionar algumas dicas, lá vai mais uma:
Quando da elaboração do projeto arquitetônico, faça junto o projeto de sua cozinha!! 
Acredite, vai lhe poupar retrabalhos e dores de cabeça. Parece coisa simples que normalmente as pessoas deixam para depois. O problema que depois de construida a casa, vc vai acabar amando um projeto de cozinha que vai se chocar com o projeto estutural e de hidráulica. No nosso caso, uma das situações que ocorreu é que o local previsto para a máquina de lavar fica justamente na frente de uma viga. Tem solução, mas poderia ser evitado. 
Sendo assim, vale muito a pena vc prever isso! Quanto aos demais ambientes aconselho a mesma coisa para área de serviço. Para os demais cômodos não há tanto problema, mas é de vital importância, pelo menos, definir a posição dos móveis.
 E assim caminha a obra, como o titulo sugere..Banho Maria!!!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pesquisa de Preço


Nunca é demais escrever sobre a pesquisa de preço! Esta semana eu tive outro excelente exemplo.  Fiz a cotação de massa corrida para a obra e o espanto foi grande. Pesquisei mais de dez empresas. Todas especialistas no ramo e alguns grandes fornecedores de material de construção.
Não sei como, mas ainda tenho energia para pesquisar e chorar um monte por desconto!
Resultado!
Economia de 27% no produto de mesma marca!!!!
Fico espantado, principalmente porque vejo empresas que administram construção comprando justamente naquelas empresas que o preço é mais caro! E nestas horas, fico feliz e percebo o resultado do meu esforço Herculano de administrar a obra sozinho, trabalhando dia todo e às vezes até a noite. Afinal, minha comissão é a economia e o meu prêmio é estar construindo um lar super gostoso para minha esposa e para meu filhão!
Isso sim, dá uma energia legal e vale tudo a pena!!!
Não é fácil fazer tudo isso! 
Não quero desaminar ninguém quando relato estas situações! Apenas escrever que isso acontece e é inevitável. Escrevo também para vc ir se preparando e desenvolvendo um método de trabalho eficaz.
Não é loucura não, administrar sozinho, mas vc vai ter que ter muita coragem, muita força, paciência e acima de tudo persistência!
E lembrar que cada pedacinho da obra é sua criação, seu esforço, seu suor e sua dedicação! E fazer isso para sua família, vale cada minuto do meu cansaço e do meu esforço.
Essa casa é o nosso ninho minha esposa, o ninho querido para o nosso filhotinho!!!!!!!!
Amo vocês!!!!!!!!!!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Acabamentos



Nobres leitores,
Acabamento de obra é uma loucura para quem esta administrando sozinho uma obra.
Portanto vá se preparando para isso. 
No meu caso,  agora estou com várias frentes de trabalho ao mesmo tempo: gesso, azulejos, soleiras e pintura e, é lógico, a obra como um todo. Além disso na semana que vem devo chamar o pessoal das esquadrias de PVC para fazer a medição e iniciar a confecção.
Para quem nunca construiu pode parecer pouco, mas é muita coisa importante no mesmo momento. Empreitadas que exigem sua presença com maior frequência, pois caso contrário o azulejista faz uma "kaca" e bem nessa hora vc fica com o abacaxi na mão. Principalmente porque essa turma não gosta muito de pensar e quando resolve ter iniciativa de pensar fazem merda (ops, escapou)!!!!
Por exemplo, hoje fui na obra e no banheiro do casal resolvemos colocar uma espécie de habitáculo para os shampoos, e etc. Ele vai ficar embutido na parede logo abaixo da janela. Bom, para um ser pensante é lógico que tem que ficar no meio. Certo? Errado na cabeça da figura rara.  A criatura resolve na sua imensa sabedoria que seria melhor seguir a linha do azulejo e deixa mais para esquerda. Pode????? Ainda bem que a argamassa estava fresca e já mandei arrumar.
Mas este é um exemplo de que vc deve ter muita atenção e fiscalizar com rigor a obra nesta fase. O que percebo é que nós, meros seres mortais, não acreditamos que a criatura vai conseguir fazer "cagada"(ops, escapou novamente) num pequeno espaço de tempo e de espaço. Mas amigo ou amiga, eles conseguem.
Portanto dica importante, nesta fase. Vá se possível mais de uma vez por dia na obra e reze a cartilha para a figura. Hoje falei com o abençoado do azulejista e repeti umas dez vezes que ele não deve tomar nenhuma, mas nenhuma iniciativa antes de falar comigo, que  inclusive me ligue se quiser ir no banheiro!!!! Esta última é brincadeira, mas foi quase isso!!!!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Susto!!!!


Hoje estou muito assustado e para lá de estressado!  Por que? 
Sabe aqueles ajustes de mão de obra que são feitos justamente quando a construção esta no final juntamente com seu dinheiro?
Pois é; bem estes ajustes que todo mundo fala que existe, mas você acha que é lenda urbana, tipo bruxa!!!!
É...eu não acreditava, mas elas existem? 


Bateu no meu bolso hoje, quando fui verificar com o mestre de obras o que teria ainda para pagar.
Quase tive um "treco" !!!
Lógico que não sou ingênuo e sabia que haveria alteração de valores, pois durante a obra a gente vai se empolgado e vai mandando ver. Coisas do tipo: vamos aumentar o beiral no fundo da casa pois vai ficar mais bonito, ou o beiral de alvenaria fica melhor que o de madeira, ou ainda, faça mais umas tomadinhas aqui, mude um registro de água ali ou a banheira externa fica melhor ao nível do chão. Faz ai!!! Faz ai!!!! Faz ai!!!!
Meu amigo ou amiga, essas coisinhas no final se transformam num monstro devorador de dinheiro e vc realmente perde o rumo, bem na hora do acabamento.


E eu que já estava empolgado com o projeto dos móveis da cozinha que ainda nem recebi o orçamento!!!!
Portanto, tome cuidado com os ajustes de obra, são iguais a bruxa!!! Fazem um estrago!!!!!!!
Alguém têm uma árvore de dinheiro para alugar e uns pés de maracuja, camomila, etc....



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Inevitável


Algumas situações na obra pelo que percebi são inevitáveis. Por mais que vc queira fazer tudo é humanamente impossível ser eficiente e eficaz em tudo. Estou conseguindo muita economia na obra, mas é inevitável às vezes não poder pagar o preço mais barato. Digo isso porque normalmente vc se programa para fazer grandes compras na grande inocência que o pessoal lhe pediu tudo. Ledo engano. O exemplo é a hidráulica e elétrica, que praticamente todo dia se constata a falta de um produto. Nessa hora que as coisas complicam. Como eu trabalhando das 0800 às 1800 com apenas uma hora e meia de almoço vou sair correndo do centro de Curitiba passar nas lojas e levar o material na obra que fica em Pinhais. Materiais simples como por exemplo um cotovelo ou conexão de cano ou caixa de passagem. Também não dá para o fornecedor entregar, pois na maioria das vezes a quantidade é tão pequena que o frete seria mais caro que o produto. O que lhe sobra? Encontrar um Material de Construção pequeno perto da obra, onde o Mestre de Obras possa pegar essas "coisinhas". O grande problema é que ao ir fechar a conta vc quase infarta ao perceber a quantidade e o valor. Lógico que esta tudo somado e às vezes são várias pequenas compras no mês, mas é de tirar o sono. Principalmente porque talvez vc encontraria mais barato.



Nessa fase o cansaço já é tanto e o estresse já esta tão alto que vc fica meio atordoado. E eu ainda tenho meu filhote que esta novinho e preciso dar atenção a ele e a minha querida esposa. Tenho que manter a casa, as contas, cuidar de fiscalizar a obra, cuidar do financeiro, se preocupar com a grana e com a projeção dos gastos. Além de tudo isso tem o meu trabalho que é novo e me estressa um montão. Alguém vai falar, calma, relaxe, mas como? Academia, já era! Contenção de verbas. Sono reparador, já era? Meu bebezinho precisa de mim e amo cuidar dele. E ele jamais vai ser um problema, é a luz do meu dia e mesmo com sono é a alegria das madrugadas.
E a obra para piorar, entra naquela fase que vc vai todo dia e não ve grandes mudanças, mas o dinheiro some. Acho que agora é para mim um das piores fases da obra. Estou cansado, muito cansado e justo agora não posso descansar. Inevitável para quem se propôs a fazer o que estou fazendo.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Excelência no Atendimento



Semana passada postei no meu Blog o meu desabafo em relação aos vendedores e as suas respectivas empresas. Mas hoje resolvi corrigir uma falha de minha parte. Afinal de contas escrevi críticas em relação à turma da incompetência e da ignorância (no bom sentido da palavra) e ainda não havia mencionado nada sobre a turma nota 10!
Hoje para sanar esta dívida vou relacionar a turma da Excelência no Atendimento. Aquela turma que lhe passa o orçamento no mais curto prazo. Que se não consegue, escreve ou liga avisando. A turma que têm educação, que sabe ler e interpretar suas cotações e email. Que lhe dá dicas e não é afobado em lhe empurrar ou forçar uma venda. Aqueles que têm um excelente bom gosto e o que é importante noção de valores.Hoje vou falar da turma show de bola que vale a pena vc anotar e procurá-los.
Nesta relação só vai constar os mais competentes e extremamente profissionais. Aqueles em que só tenho elogios para fazer. E para quem me conhece, sabe que sou extremamente rigoroso no conceito qualidade no atendimento. Portanto nobre leitor, anote os nomes e caso precise dos telefones, mande email para mim ou poste algum comentário com seu email que respondo.
Vamos à lista:
Arquitetura e Interiores: Lygia Meyer - Dentre outras qualidades, excelente ao conciliar meu gosto com de minha esposa que são bem diferentes. Adoramos o projeto da casa. Outra qualidade rara é que tem um extremo bom gosto e sabe escolher o material que agrada seu bolso sem prejudicar a qualidade e a beleza do lugar. Recomendo!
Engenheiro: Lauro Grollman – Dentre outras qualidades ele é o tipo de engenheiro que vc vai querer na sua obra. Extremamente técnico e preocupado com a segurança. Atualizado e com muito bom senso. Tem muita experiência e lhe dá a tranqüilidade que precisa. Sempre solicito e com invejável bom humor vai lhe ajudar muito. Para vcs terem uma ideia eu fechei com ele uma visita semanal na obra e esta valendo muito a pena, pois é alguém que vc pode contar para tirar aquelas dúvidas que só um leigo tem. Recomendo, nota 10!
Mestre de Obras: Sidney Martins – Dentre outras qualidades, esse é o cara da obra. Para vcs terem uma ideia, já estamos com nove meses trabalhando junto e graças a DEUS nunca tivemos um discussão. Ele tem muita experiência e um talento natural para lidar com a turma da obra. Faz um clima descontraído e alegre. Tudo que vc quer para quem esta construindo seu lar. Além disso é muito inteligente e esperto para função, pois já pegou vários erros de projeto. É caprichoso, detalhista e pontual. De igual maneira seu pai o Seu Donizete! Recomendo, nota 10!

Vendedores e Fornecedores:
Balaroti – Vendedora Rose Mendes: Depois de nove meses passando por tudo que é tipo de incompetência e analfabetismo funcional encontrei uma profissional de marca maior. A Rose é o tipo de profissional que é prática, atenciosa, organizada e justa. Em todos os orçamentos que fiz, ela sempre entregou no prazo e sempre o que pedi e do modo como pedi. É boa para negociar preço e prazo. Quanto ao Balaroti é imbatível nos acabamentos e cumprimento de prazos de entrega. Recomendo ambos, nota 10.
Hidra – Vendedor Ribas – Dentre outras qualidades ele é prático e organizado. Consegue preço sem igual para hidráulica e cumpre rigorosamente os prazos. Os produtos são orçados e entregues conforme combinado e possui uma educação e atenção sem igual. Recomendo, nota 10.
Ketamy Esquadrias de PVC– Vendedor Daniel – Dentre outras qualidades é organizado, prático, extremamente técnico e sabe respeitar o espaço do cliente sem ser insistente. Para vocês terem uma ideia eu levei dois meses para escolher o fornecedor de esquadrias e todas, todas as empresas (cerca de 30) apresentaram orçamentos errados e o único que acertou de primeira foi o Daniel.
Portanto estes são aos raros profissionais que no meu rigoroso conceito merecem ser elogiados e divulgados. Na seqüência faço nova lista que não vai ser muito maior, afinal de contas excelentes profissionais hoje em dia são raridades!!!


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Analfabetismo!


Hoje estou irritado, um pouco mais do que o normal!
Não é possível que essa turma do orçamento consiga sobreviver! Como estas empresas conseguem vender seus produtos??? E ainda mais, com falta de qualidade no atendimento dos clientes. Eu que milito na área da gestão da qualidade fico assustado com o nível de atendimento de todas as áreas.
E só posso acreditar que o problema é analfabetismo funcional.
Vamos estudar um pouco o assunto:
"A UNESCO define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar idéias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas." (Referência: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=700

Ainda o mesmo site menciona o seguinte:

No Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.

Não acreditei no assunto e fui conferir no INAF – Indicador de Analfabetismo Funcional e acreditem, é verdade. Quem quiser conferir acesse o link: http://www.ipm.org.br/download/inaf_brasil2009_relatorio_divulgacao_final.pdf

Após ler o artigo achei a explicação dos problemas que enfrento na hora de orçar os produtos. Vejam o exemplo de hoje. Mandei vários emails para orçar cabos elétricos e disjuntores. O detalhe importante é que no corpo do email citei que queria disjuntores da marca Siemens. Deixei em negrito e sublinhei. Vocês acreditam que dos 10 (dez) fornecedores, 09 (nove), isso mesmo nove,  mandaram com outra marca. 
Vou reproduzir a fala deles exatamente como disseram e vou escrever qual foi a minha vontade de responder (pena que não deu para falar, infelizmente só pensar):
Analfabeto 1: eu liguei e a "múmia" perguntou: 
- "... achei que o senhor queria outra marca..."  
- Não sua Anta, eu escrevi SIEMENS mas queria outra marca, é que eu sou doido!!!!! 

Analfabeto 2:
- "...desculpe não entendi o email..."  
- Então como viu os produtos seu energúmeno e orçou outra marca???!!!! 

 Analfabeto 3: 
- "...achei que o senhor pediu a marca STECK...." 
- Ah sim sua besta quadrada, eu escrevi SIEMENS querendo STECK... é que eu sou um japonês, pensando russo, escrevendo alemão para um jumento brasileiro ler!!!!!


Inacreditável! E assim foi com os nove!!!!!
Portanto nobre leitor ou leitora, mande uma cartilha do "B, A, BA" (sic) para eles treinarem antes e novamente tome quilos e quilos de chá de camomila!!!
S i n i s t r o ! ! ! ! ! !

sábado, 27 de agosto de 2011

Dicas que ninguém lhe diz II


Aprendi mais uma com a obra e escrevo para ajudar os futuros "malucos" que tiverem coragem de administrar a construção de suas casas. Eu havia previsto dois aquecedores de passagem para nossa casa, uma para nossa suite e banheiras de hidromassagem e outro para as outras duas suites, cozinha e área de serviço. Achei que tinha feito um excelente dimensionamento mas hoje vi que nem tanto. Chamei um técnico que me explicou que para a suite do casal o dimensionamento estava bom, mas quanto as demais áreas haveria um problema. E me contou que como o aquecedor de passagem ficaria muito perto da cozinha e se estivesse em uso poderia comprometer o aquecimento das demais suites. Sendo assim me recomendou um terceiro aquecedor de passagem só para a cozinha e área de serviço. E como este equipamento seria um básico, o custo valeria a pena pelo conforto proporcionado.
É...vivendo e aprendendo!!!!
Ainda bem que estamos na fase do reboco!
Portanto a dica é deixar um aquecedor de passagem só para cozinha e outros para as suites e/ou quartos.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dicas que ninguém lhe diz!


A construção de uma casa é realmente algo muito complexo. Vc faz projeto arquitetônico, estrutural, elétrico, hidráulico, lógica e assim vai. Mas na hora de colocar em prática muitas coisas não coincidem. Por exemplo às vezes o estrutural não concilia com o arquitetônico. Noutras o projeto elétrico não bate com o hidráulico e etc, etc, etc.
Eu entendo que isso na teoria não deveria acontecer pois em tese vc pagou para alguém pensar nisso. Mas na prática, ou seja, na execução vários ajustes devem ser feitos. Mas como dizem, não existe obra que isso não aconteça e é algo que temos que conviver. Lógico xingando um pouquinho, por que ninguém é de ferro.
Mas algo que ninguém lhe diz é a conciliação com outras fontes da obra como calha e condutores de água, tubulação de ar condicionado, posição de móveis e eletrodomésticos, dentre outros. E quando vc vai executar percebe que poderia ter previsto melhor as coisas.
O exemplo de hoje foi o condutor da água das calhas na garagem. Precisávamos colocar dois canos de 100 mm um do lado do outro, mas não dava para realizar,  porque havia uma viga de laje impossibilitando a passagem dos segundo cano. Solucionamos colocando algumas curvas; mas se no momento da concretagem da laje eu soubesse, ali estaria a previsão. 
Portanto segue abaixo algumas dicas que ninguém lhe diz:
1) Antes de concretar a laje preveja os locais e dimensão dos condutores da água das calhas. Veja inclusive o número de condutores. Deixe os canos na laje para concretagem.
2) Igual situação para a tubulação do ar condicionado, definindo provável local do split, drenos e condensadoras.
3) Outro item importante que ninguém dá muita importância é o layout dos móveis da cozinha e quartos tendo inclusive a previsão do tipo de eletrodomésticos. Isso facilita a posição e número de pontos de elétrica, hidráulica, gás e exaustão. Não caia na do arquiteto, que faz um layout básico dos móveis e lhe diz que não tem problema que depois a gente muda. No final da obra, com a correria, isso vai lhe dar dor de cabeça, pois vc resolve mudar o layout e fica com a jaca na mão para definir os pontos, e bem nessa hora o arquiteto vai estar viajando.
4) Caso vá instalar alarme e/ou circuito fechado de TV, prever tubulação e locais dos pontos. Neste caso específico não esquecer da bitola da tubulação.
5) Local dos aquecedores de passagem no caso de aquecimento a gás;
6) Neste último item, prever a central de gás e acesso a ela;
7) Outra dica legal. Quando a tubulação estiver pronta, tire foto do ambiente. Isso vai facilitar quando tiver que furar alguma parede. Isso é importante porque normalmente o projeto hidráulico é alterado na execução.
8) Não esqueça também da TV a cabo, telefone e lógica.
9) Posição de janelas em relação aos futuros móveis.
10) Tipo de esquadria e se vai ter cortina automática ou não.
Pode ter certeza que isso vai lhe poupar muita, mas muita dor de cabeça!



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Acabamentos IV


Hoje a corrida para os acabamentos continuou. Compramos a banheira do nossa suite. Depois de monitorar por alguns meses, o modelo escolhido estava em oferta e fui para a loja fechar a compra. Este tipo de compra é algo que sugiro para as pessoas que estiverem construindo. É interessante para seu bolso que defina  bem antes os modelos e tipos de louças, revestimentos e acessórios. A maioria das pessoas deixa para decidir isto no final da obra, justamente no acabamento e pela pressa da obra terminam comprando o que estiver na hora e assim se perde a oferta.
Desse modo vc vai monitorando as ofertas nas lojas da cidade e quando as ofertas surgem, vale muito a pena. Na compra de hoje a banheira estava com um super desconto e ainda foi parcelado em 10 vezes.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Chuva!


A chuva havia dando uma grande trégua na nossa obra. Choveu bastante no início e parece que vai chover bastante no final! E bem agora quando começamos o reboco da parte de fora e instalação de calhas! Pelo menos a casa esta coberta e podemos realizar o reboco no interior e realização de piso!
Puxa vida São Pedro, dá uma folguinha, pois a previsão é que a chuva vai a semana toda!

domingo, 21 de agosto de 2011

Acabamentos III


Estava lendo meu Blog quando percebi uma pergunta com resposta lógica. Por que chamar a parte final da obra de "Acabamento"? Comecei a pensar e tirei alguns significados:
1 - Derivação masc. sing. de acabar
2 -  Pôr fim a; chegar ao cabo de; matar, dar cabo de; aperfeiçoar; completar.
3 -  Morrer, expirar; terminar; fazer envelhecer.
4 -  Cessar de haver.
5 - Usa-se seguido das preposições de ou por e infinitivo, para indicar conclusão (ex.: acabei de ler, acabaram de falar; acabou por confessar). = TERMINAR 

Mas não me convenci!

Acabamento??? Como assim, no meio da obra comprei três caminhões cheios de tijolos que os caras demoraram horas para descarregar e hoje pago o mesmo valor em dois aquecedores de passagem que cabem no porta mala do meu carro! Karacas maluco!!!
Acabamento???? Antes eu pagava quatro caminhões de areia e agora no tal acabamento pelo mesmo preço eu pago em alguns canos e material elétrico que o fornecedor me entrega de Van!!!
Como pode 20 soleiras de granito serem mais caras que 200 sacos de cimento?????

Acabamento????  Tenho outros significados:
1 - Fim da paciência
2 - Término das comprinhas
3 - Expiração do bom humor
4 - Duplicação das rugas
5 - Tsunami de cabelos brancos, e as que mais eu gosto
6 - ACABAMENTO do DINHEIRO!!!!!!!
7 - CRUELDADE com os ANIMAIS: Meu porquinho tá ficando miadinho, miadinho!!!!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Acabamentos II


Agora o dinheiro esta parecendo que voa da minha conta! Cada nova compra é uma grana enorme. Hoje fui comprar dois pressurizadores de água e ao ver o preço quase cai de costas. Agora na fase do acabamento não existe compra barata. Não têm nada menos de R$ 1.000,00!!!!
Incrível!!!

E bem agora, quando a grana esta ficando curta!
Caramba!!!! 

E ainda tem muita coisa a ser comprada!!!
Principalmente os calmantes!!! 
eehehehehe

sábado, 13 de agosto de 2011

Acabamentos


Vivendo e aprendendo! Eu achava que as compras dos acabamentos só iriam começar quando o reboco chegasse ao fim. Ledo engano, pois para rebocar por exemplo, os banheiros,  eu tenho que ter os registros ou  misturadores. Mesma coisa para a pré-instalação do ar condicionado e assim vai. Começa a pipocar vários pedidos de acabamento e para variar tenho que correr atrás dos orçamentos! Loucura total.


Como sou um cara prevenido, já havia escolhido há meses atrás as louças e metais e isso facilitou um monte. Portanto a grande dica dos acabamentos é que você os escolha bem antes. Isso facilita na hora das cotações e principalmente na compra, pois desse modo vai acompanhando as ofertas e economiza dinheiro. 
Para vcs terem uma ideia, o porcelanato da casa já estava escolhido no final de abril e reservado no início de maio. Hoje chegou a carga do material e fechei o negócio! Caso não tivesse reservado o porcelanato, hoje pagaria mais do que o dobro do preço!!
Finalmente a "PRÉ-visão" (sic) é uma ótima aliada na logística e do financeiro da obra!


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tudo ao mesmo tempo!


Agora a obra entrou na fase do "Tudo ao mesmo tempo". Começamos o reboco, a elétrica, a hidráulica, etc. e o aumento do meu estresse. Como estamos com um número bom de empreitadas a evolução das fases é muito  rápido e tão rápido quanto a obra eu tenho que estar, pois vários materiais são solicitados ao mesmo tempo. 
O difícil é fazer as cotações para conseguir um bom preço, depois conseguir que a entrega seja no mais curto prazo e que ao mesmo tempo o serviço não pare. Tudo isso, tendo que aliar o financeiro da obra, da casa e administrar o filhão que acaba de nascer. Mandar email, ligar para lojas e prever as contas.
Difícil, pois tenho que priorizar meu pequenino Bento que acabou de nascer. 
Cuidar da minha linda e amável esposa que esta se recuperando do parto.
Achar um tempo para trabalhar mais para aumentar a renda.
Fiscalizar a obra e tomar decisões que, se erradas, podem comprometer a estética da casa!
Hoje por exemplo, foi uma correria só! 
Acordei, corri para prestar consultoria num cliente. Corri para obra para reunião com dois fornecedores. Corri até o banco para ver a situação do financeiro, aliás fui em três bancos. Almocei as quatro da tarde e fui correndo a toda para casa terminar um curso que vou dar amanhã. 
E depois de 12 horas de trabalho duro estou dando uma parada básica escrevendo no meu Blog. 
É isso ai, falta pouco!


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Estatísticas II


Com duzentos dias de obras deixo abaixo um pouco de estatística:

-  104 m3 de areia;
-  374 sacos de cal;
-  725 sacos de cimento;
-  63 m3 de concreto usinado;
-  174 barras de Ferro 10 mm;
-  735 barras de Ferro 5 mm;
-  409 lajes;
-  60 m3 de pedra brita;
-  133 kg de prego 17 x 27;
-  697 ripas de  Pinus (1 x 3") 2,5 x 7,5 cm x 2,5 m;
-  770 tábuas; 
-  4789 telhas;
-  240 vigas;
-  TOTAL DE ITENS COMPRADOS: 43.628

E o dinheiro óóh....acabando!!!!!!!!



terça-feira, 2 de agosto de 2011

Telhado

Estamos quase terminando o telhado e a chuva deste final de semana foi providencial. Escrevo isso pois escolhemos a telha portuguesa natural, sem esmalte. O mestre de obras até me perguntou se eu queria impermeabilizar, mas disse na ocasião que não, pois a intenção é deixar o mais natural possível. Mas ao visitar a obra no final de semana percebi que as telhas parece que "suam" e "suam" bastante. Achei estranho e liguei para o mestre de obras e me disse que isso é normal e nas telhas de concreto esse "fenômeno" é ainda pior. É meio estranho e embora não seja uma goteira é esquisito ver em todas as telhas aquela água.
Assim decidimos correr atrás de um impermeabilizante fosco e graças ao engenheiro achei um produto que não deixa brilhoso e é excelente para o telhado. Comprei também para a parte da frente aquela manta de alumínio, para deixar ainda mais protegido. Não é barato, mas vale a pena o investimento.
Portanto minha dica é coloque a manta de alumínio, mesmo que não seja necessário. Escrevo isso, pois quando você têm laje e teto de gesso, não é obrigatório e a gente acaba abrindo mão. E depois fica arrependido de não ter colocado. Ainda bem que deu tempo de corrigir.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

200 dias!

Hoje completamos 200 dias de obra. Estamos considerando para este cálculo desde a construção do muro que levou alguns dias, pois choveu bastante. E por falar em chuva, a água não para de cair desde sábado e chove forte. Mesmo a obra ter sido coberta quase 70% a turma não foi trabalhar, pois o chuvão fez alagamento em vários bairros de Pinhais, dentre eles onde a turma mora. Não posso reclamar, pois fico imaginando a dificuldade e preocupação dessa comunidade. 
Mas chegamos a 200 dias! Lembro da primeira postagem no dia 12 Jan, quando estava começando tudo. Era uma ansiedade só! Será que vou conseguir, será que vai dar? Mas o tempo foi passando e a obra seguiu seu ritmo e já passamos da metade. Se o tempo ajudar, devemos terminar outra parte do telhado ainda esta semana e na próxima começamos o reboco.
É isso ai, agora vai que vai!!!!!

domingo, 31 de julho de 2011

Telhado!


Esta semana começamos com o telhado! Optamos pela telha portuguesa branca manchada (conforme foto acima) para combinar com o estilo da casa. Na sexta-feira concluímos mais da metade do telhado, mais precisamente 70%. O tempo ajudou e parece que tudo foi cronometrado. Pois terminamos o telhado na sexta-feira à tarde e à noite a chuva chegou e não parou até agora (Domingo 22:26). Uma benção de DEUS. Não fui na obra pois meu filhão BENTO e minha querida esposa LUCIANA precisam de mim agora. É bem complicado esta situação, pois ao mesmo tempo que vc quer estar ao lado do seu filho e esposa e estar bem presente você também não quer que sua casa atrase. Que seu novo lar e seu sonho e projeto de vida para sua esposa e filho não sofra solução de continuidade e o mais cedo possível vc possa ir para la. Essa  sensação, me perdoe as mulheres, só nós homens sentimos. Assim como certas sensações só pertencem as mulheres como a indescritível sensação de amamentar e ter um parto, há certas sensações e angústias que só pertencem e são entendidas pelos homens. Longe de mim comparar a dor do parto ou a maravilhosa sensação de dar de mamar um filho. Mas como homens são de Vênus e mulheres são de Marte espero que as mulheres procurem me entender. É bem complicado. Vc fica dividido e ansioso. As vezes vc é até criticado injustamente por isso! Mas como ninguém carrega uma cruz maior do que possa, penso que isso possa fazer parte de meu aprendizado ou até de minha penitência. 
Mas voltando ao telhado, é uma etapa bem maneira de se ver pois a casa começa finalmente a ter a cara de casa e isso é muito bom! 
Puxa já cheguei até aqui!!!!!!!!!!! Consegui cobrir a casa!!!!!!!!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Vitória

Construir uma casa não é nada fácil. Não posso reclamar que ninguém me avisou. Realmente é estressante, muito desgastante e preocupante. Principalmente quando você está administrando tudo sozinho e apesar de todos os esforços, há carência no mercado de compreensão e excesso de crítica, egoísmo e inveja.  Não sei se todos terão  a experiência que estou tendo, mas para mim esta sendo bem puxado. Não nasci de família rica. Meus pais graças à DEUS me ensinaram honestidade, dedicação e persistência. Quando nasci a casa era bem pequena, menor que a garagem que vai ter na minha casa. Isso é motivo de orgulho, de alegria e de muito amor. Pois hoje quando estou construindo minha casa, lembro da minha infância simples. Lembro que coisas singelas marcaram minha vida. Lembro da dedicação incansável dos meus pais, lembro de algumas coisas como refrigerante, a chamada gasosa Cini a gente só tomava no final de semana. E era um copo só. Como era gostosa aquela gasosa de framboesa. Lembro que bombom Sonho de Valsa era só uma vez por mês, no pedido, e um só. (Pedido: compra no mercado que entregavam em casa em caixas de plástico).
Lembro que meus pais trabalhavam duro para eu estudar e vencer na vida! Lembro de tudo com muito, muito orgulho. Meus pais são meus verdadeiros heróis e meus únicos amigos de verdade. E assim a vida seguiu seu caminho. Tive que me dedicar ao estudo muito cedo e ainda bem novo, lá pelos dez anos definir meu futuro e as metas que eu iria atingir. Hoje quando talvez alguém veja a construção de minha casa, ache inadvertidamente que tudo foi fácil. Não foi. Enquanto meus amigos jogavam bola, eu estudava. Enquanto meus amigos estavam em festa eu estudava. Enquanto eles viajavam,  eu pensava no futuro. Não estou reclamando, foi minha escolha, foi minha decisão. Mas isto não tira o fato que ralei muito, passei por muita coisa. Escolhi minhas profissões e sempre, sempre ralei muito para economizar e juntar grana. Passei por muita coisa e superei muitos problemas e dificuldades. Nada, nada caiu do céu. Tive que abrir mão de muita coisa, muita coisa mesmo. Abrir mão de falsos amigos e de verdadeiros amigos. Abri mão de um convívio social melhor. Talvez hoje eu fosse mais simpático, mais sociável, mais alegre e menos fechado, carrancudo e de poucos amigos. Mas na minha teoria de vida, não é possível ter tudo de uma vez. Não seria possível para mim ir a todas as festas e competir com quem estudava em escola particular ou tinha grana. Não seria possível não ter dois, três ou até quatro empregos ao mesmo tempo e hoje conseguir construir essa casa. Será que se eu só tivesse um emprego e fizesse festa toda hora, viajasse sempre e todo final de semana eu conseguiria o que tenho hoje. Saindo de onde sai. Será que para quem cresceu tendo um copo de gasosa por final de semana teria chance com que já nasceu em berço esplêndido. Não ganhei meu terreno, não ganhei carro, não ganhei moto, não ganhei mordomia. Lutei por eles.
Hoje talvez para algumas pessoas que têm inveja no coração e maldade na alma, algumas de minhas atitudes possam soar com um cara sério e fechado. Meio anti-social. Gostaria de trocar de vida com estas pessoas só por um momento e ver até onde elas conseguiriam chegar. Falar é tão fácil. Até papagaio fala, mas construir pedra sobre pedra com sangue, suor e lágrimas, isto sim é para poucos. É fácil quando se ganha as coisas do papai e da mamãe. Já vi muito metido ganhar terreno e carro do papai e “cantar de galo”.  Não sou contra a isso, quero deixar claro, sou contra àqueles que não tendo suado, se fazem!
Para quem nunca estudou, nunca ralou para caramba. Para quem ganha as coisa de mão beijada, meu esforço é antipático e egoísta. É negligente e bitolado. Criticar os outros é tão fácil, tão mesquinho, tão irracional que me fazem duvidar da capacidade intelectual de muitos seres humanos. Você só pode me criticar e criticar minha vida se viveu todos os segundos da minha vida. Se você não esteve na minha pele, não me critique, nem por brincadeira. Se você não passou a vida sob a minha pele não faça critica do que não conhece. Minhas lágrimas, minha dor e meu esforço não merecem.
Portanto meu nobre amigo ou amiga, se você nunca quebrou uma perna. Você só pode imaginar quanto dói, mas jamais, jamais vai sentir a dor!
Finalmente fico feliz pela minha trajetória. Orgulho solitário, orgulho verdadeiro e só meu. Orgulho sincero! Assim vou ficar sentindo minha emoção solitária, pois isso só eu, só eu e DEUS sabemos a sensação desta vitória!