Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sem chuva e sem turma! Pede Pra Sair!!!!!!!

Meus amigos, hoje fiquei mais estressado do que de costume. Como leram na postagem anterior eu havia ligado para o encarregado da fundação reclamando da turma dele que ia embora as duas da tarde. Meu amigo quem é que vai para a casa as duas da tarde? Caracoles...os caras dependem deste tipo de emprego e abandonam o serviço as duas???? Os sujeitos estão de sacanagem, como dizia meu ídolo Capitão Nascimento!
Mas hoje não choveu!!! Que alegria!! Fui no final da tarde ver a obra todo contente pois o trabalho deveria ter rendido um montão. Quando chego na obra, cadê a turma da fundação??? Só foi o operador da porcaria da máquina e os auxiliares necas!!!!! PQP (para os bons entendedores)!!!!!! Ligo pro encarregado e o mesmo fica tão surpreso quanto eu que a turma não foi. Nessa hora o sangue entra em ebulição. Mas só fiz o seguinte, com a delicadeza do Cap. Nascimento na versão Major Célio pedi para a equipe ser trocada, ou seja...

... “Pede para Sair”!!!!!


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Fundação, chuva e compensação

Hoje completa uma semana do início das fundações. A meta seria realizar uma média de 3 a 4 pilares por dia. Mas devido a chuva foi realizado apenas 14 das 20 previstas. Como o sistema é do tipo "Franki" e não para de chover nesta cidade o rendimento cai um montão.



Fora a turma da fundação  ir embora as três da tarde. Como meu mestre de obra é uma cara responsável já me informou do problema. Lógico que não deixei por menos e liguei para o responsável pelos equipamentos e desci a lenha.

Mas o fato de ter comprado todas as barras de ferro para obra eu consegui compensar o atraso com o armador, pois embora ainda falte 70% dos pilares, estou com 100% das armações dos pilares e principalmente das  sapatas prontas. Portanto vai mais uma dica: aproveite o tempo adiantando outras tarefas que demandam tempo. Desse modo embora a produção dos pilares esteja atrasada quando começar as sapatas e vigas tiro o atraso.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Início da Fundação!

Depois de quase um mês fazendo o muro, com chuva praticamente todo o dia começamos hoje oficialmente o início das obras da casa. Hoje chegou o máquina para fazer a perfuração dos pilares e nesta sexta-feira começa a fundação propriamente dita.
Fiquei muito feliz, pois não choveu nesta data e o mestre de obras começou e terminou a marcação dos pilares.

O engraçado de tudo isso foi que o mestre de obras havia prometido que terminaria na sexta-feira passada e que naquela data queria receber o término do pagamento. Como choveu e alguns dias peguei a turma começando a trabalhar as onze da matina, fiquei bem quietinho esperando ele pedir o dinheiro ou me ligar. Como não fui na obra devido a chuva, a parte mais engraçada foi que na segunda e terça feira a turma trabalhou sob chuva e terminaram rapidinho o serviço, além de terem num dia só demarcado a obra para a fundação.
Portanto lá via mais uma dica: Não pague toda a empreitada sem que a turma termine o serviço. Se eles atrasarem, atrase também o pagamento. Você vai ver como a turma se esperta.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Chove, chove chuva sem parar!!!!!!!

Este ano está brabo! Como chove. Hoje choveu dia inteiro. Caiu o maior torró como diz o caboclo! Desse jeito as coisa complicam na obra! E o pior é que não dá para fazer nada! Só esperar...

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A persistência é amiga da sorte!


É verdade, a persistência é amiga da sorte e nesta semana eu vi na prática. Meu mestre de obras me pediu cinco sacos de cal, pois iria faltar para acabar de rebocar o muro. Vou te contar amigo ou amiga, os caras não conseguem fazer previsão das coisas. É incrível!! E o pior que para cinco sacos de cal o frete sai mais caro que o produto. Situação: se eu não levo o cara para de trabalhar, o carro estava com minha esposa e não dava para levar na minha moto. Ai seria coisa de maluco, ainda mais se eu estivesse fardado e com cinco sacos de cal pendurado na garupa! Sinistro para não dizer outra coisa. Quem visse a cena maldosamente já iriam falar que eu teria ganho ou coisa pior!!! Nada disso, isso não dava pra fazer. Para falar a verdade até pensei, mas tomei juízo rapidinho quando lembrei da foto abaixo!

Voltando ao tema de hoje. É lógico que mesmo para os míseros pacotes de cal eu como tenho uma coleção de escorpiões nos bolsos e uma jararaca dentro da carteira fui fazer pesquisa! É lóóóóógiiiiiiicooooo!!! Mas como escrevi tinha um problema: o frete!!! Pesquisa aqui, pesquisa lá e dei preferência para locais perto da obra. E nesse caso os preços estavam mais altos do meu fornecedor de escolha. Mas como bom persistente pesquisei nuns seis locais (tudo por telefone) e como não tinha jeito mesmo e não poderia comprar no mais barato, escolhi onde o prejuízo seria menor. Mas não me conformava. Como eu vou por na minha planilha um produto que não vou ganhar desconto e sim vou pagar mais caro. (mesmo que o valor da economia fosse pequeno, para não dizer mísero). Puxa não me conformo pensava, e como o mestre de obra pediu muito em cima da hora resolvi ir até o terreno antes de comprar o material e pedir que ele mesmo pegasse com o próprio carro. Mas ao chegar no condomínio me deparo com um casal olhando o terreno quase em frente ao nosso. Este terreno para detalhar esta a venda. O casal me vê e resolve conversar um pouco sobre o local, o condomínio etc etc, quando me falam que são donos de uma loja de material de construção!!! Acreditam nisso????. Que pergunta eu faço??? Alguém tem dúvida?? Quanto esta o preço do saco de cal?? Podem rir, o cara me fala o preço e é mais barato até que meu fornecedor de escolha. Dá para acreditar!!!! É o detalhe maior, não cobra frete!!!! Trocamos de cartão e fui até a loja dele onde percebi outros materiais bem mais em conta!!!
Portanto, se você botar na cabeça desde o início que vai tirar água de pedra e vai conseguir muita, mas muita economia e que não vai se dar por vencido nunca, que vai ser persistente, a sorte bate na sua porta nem que ela ainda não esteja instalada!!!!!!



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dicas para Barras de Ferro!


Dica 1: Compre todas as barras de ferro para toda a obra. Você economiza no frete e com grande quantidade você compra do fabricante. No meu caso eu comprei todo o ferro da obra na Gerdau que têm um ótimo preço, seguida pela Diferraço. A economia ficou em 24%.
Dica 2: Quando comprar as barras de ferro não deixe no chão. Faça um apoio com madeira ou outro material para o ferro enferrujar muito e se possível compre aquelas lonas pretas e cubra. Não recomendo você comprar lonas melhores, pois o pessoal da obra não cuida e vai jogar dinheiro fora. Eu comprei vinte metros de uma bem barata (R$ 1,50/m).
Dica 3: Confira o local onde vão ficar as barras, pois se você não ficar em cima da equipe de trabalho o fornecedor descarrega no chão.
Dica 4: Se possível compre as barras inteiras (sem dobrar). Dependendo do local da obra uma carreta não consegue entrar e o transporte neste caso tem que ser feito com caminhão comum. O problema das barras dobradas e que dão um pouco mais de trabalho para desdobrá-las.
Dica 5: Normalmente no projeto estrutural já estão descritos a quantidades de barras para os pilares, porém para as vigas é necessários somar pela quantidade de metros utilizadas e dividir por 12 m que é o comprimento padrão das barras. Sugiro que você vá somando todas as metragens das vigas e depois divida tudo por 12. Exemplo: 909,89 metros = 76 barras de 12 metros.
Dica 6: Uma das mais importantes, antes de fazer o pedido mande sua planilha ao engenheiro responsável para ele conferir. Converse também com o mestre de obras para ver se ele têm alguma solicitação e só então mande o pedido.
Dica 7: Cuidado com os projetos estruturais. Neles existem denominações técnicas que um leigo não entende. Por exemplo para as vigas normalmente consta “quantidade de barras” mas não tem nada a ver com a quantidade de barras que você deve comprar e sim com o número de barras utilizadas em cada viga.
Dica 8: Também compre o arame recozido que no fabricante sempre é mais barato;
Dica 9: Ferro é caro. Portanto cuidado onde vai deixar. Se for em condomínio fechado menos problema, mas se mora em outro local muita atenção onde vai armazenar.
Dica 10: Cuidado com as bitolas da barras.

Última dica: Mesmo sendo o fabricante, não esqueça de chorar. Sempre sai alguma coisa.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Odisseia das Barras de Ferro!

A odisseia das barras de ferro começou esta semana quando marquei a reunião com o engenheiro da obra. A ideia era apresentá-lo ao pedreiro,  acertar os detalhes da fundação e repasse das exigências técnicas. Alias o engenheiro  (Lauro) é um cara super competente e recomendo. Mas voltemos a escrever sobre a dita odisseia. Terminada a reunião perguntei se podia comprar as barras de ferro para toda o obra e se podia estocá-la sem ter problemas. Manda ver disse o engenheiro e deu as dicas do que eu tinha que fazer para somar as quantidades de barras tendo como base o projeto estrutural.
Vamos lá. Peguei as cinco plantas e somei as tabelas. E para quem não conhece de projeto estrutural, para cada viga existe um dimensionamento de bitola do ferro, quantidade e comprimento, dentre outras informações. Somei os dados dos pilares que estava bem fácil e fui somando a quantidade de barras de cada viga. Cheguei contente na viga 30. Planilha de excell, cores aqui, cores ali, alinhamento, centralização. Show, a planilha ficou linda. Mas caracas quantas barras? Passou de mil! Isso mesmo passou de mil! Segunda fase da odisseia: Pesquisa de preço. Liga aqui, manda email ali, conversa acolá e pronto, pela quantidade vamos compras direto da GERDAU. Que só aceita DOC ou TED. Ansioso de não perder uma economia de acreditem 24%. Corri pro computador e tento fazer o tal DOC.

1º Aviso do anjo da guarda: Quando tendo fazer o DOC, bate na trave porque o valor é alto para DOC.
2º Aviso do anjo da guarda: Tento fazer o TED mas meu limite não permite. Tenho que ligar para o banco para solicitar o aumento do limite diário de movimentação.
3º Aviso do anjo da guarda: Ligo para o banco a gerente esta de férias.
4º Aviso do anjo da guarda: Peço para a assistente me ligar até no máximo as 15:00 para eu não perder o negócio. Ela não liga e eu insisto na ligação que me deixam pendurado uns 10 minutos até conseguir o aumento preiteado.
5º Aviso do anjo da guarda: Faço o TED e mando o email para o fornecedor o qual não recebe os emails mesmo o destinatário estar exatamente correto.
6º Aviso do anjo da guarda: depois de uns cinco emails e três ligações o fornecedor confirma o recebimento do email.
7º Aviso do anjo da guarda: O TED não entra na conta do fornecedor e volta. Detalhe preenchi tudo certo ao meu ver, mas embora o nome do banco estivesse certo, era outro código.
8º Aviso do anjo da guarda: Mandei outro mas mesmo assim o valor passava do limite do TED e no dia seguinte teria que enviar mais um com o restante do valor;
9º Aviso do anjo da guarda: chego em casa á noite destruído depois de um dia maluco e pego minha mochila e vejo que havia mais uma planta que acabou escondida no meio de outros papeis. Caracas maluco, esqueci de mais esta planta e como não poderia perder o negócio volto para a planilha e somo mais algumas vigas para no dia seguinte ligar para o fornecedor e pedir mais barras já que a entrega estava marcada para a semana que vem.

10º E último aviso do anjo da guarda, que dever ter pensado "... se essa anta retardada continuar a fazer esta m... eu desisto e peço minhas férias...". Bom depois de tanta porrada na minha cabeça dura o querido anjo me fez dar um estalo ao olhar um detalhe nas plantas que diziam o comprimento linear das vigas. Nessa hora acho que o anjo dever ter dado um soco na minha "fuça" e decidi mandar para o engenheiro a desastrosa planilha. Ligo para ele o qual me diz cara não é isso, a somatória é só dos pilares. Onde esta escrito quantidade de barras na viga é outra coisa!!!! Bicho, já se sentiu um asno!!!!!! Pois como eu ia adivinhar que quantidade de barras não é quantidade de barras?? O pior foi ele dizer cancele o pedido, cancele o pedido. Cacilda, achei que tivesse comprado ferro pro Titanic!!!!! Depois da orientação dele corri desesperado para as plantas, pedi socorro para minha esposa e 10 horas da noite a gente contando e recontando as plantas. No final tinha sim comprado o dobro das barras de ferro de 5 mm e um pouco a mais das demais barras.  Pelo menos só errei feio nestas!!
Mandei o email para o engenheiro conferir que me ligou me fazendo piada: Pode ir se registrar no CREA!!! Já sabe fazer pedido de barras de ferro. Dei risada e fiquei preocupado, pois será que o fornecedor iria devolver os 11% a mais de dinheiro que eu tinha feito. E fui dormir me sentindo um idiota e morrendo de preocuopação.
Mas no dia seguinte o funcionário Leandro da Gerdau super atencioso e educado disse que não teria problema nenhum que tudo estaria resolvido. Show de bola essa empresa, não é a toa que é uma potência.
Mas se você pensa que a odisseia acabou. Ainda falta o último detalhe.
Quando fiz o pedido o vendedor me perguntou se as barras poderiam ser inteiras e assim iriam de carreta. Disse que achava que um caminhão deste tipo não entraria no condomínio e como o vendedor falou que não teria problema mandaria dobrada, mandei ver!
Ontem quando fui na obra falei para o pedreiro que comprei o ferro para toda obra e que o mesmo deveria achar um lugar para as barras não ficarem no chão o mesmo pergunta " as barras vem inteiras né??" Puta que pariu, porque? Por que se elas vem inteiras sem serem dobradas o trabalho é mais fácil! Nessa hora quase explodi. Mas para não me ferrar totalmente pensei porra desdobre a porra das barras meu amigo porque não quero mais saber dessa porcaria!!!!
Portanto cuidado com as tabelas malucas que só engeneheiro entende que quantidade de barras não é quantidade de barras!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Administrando a Construção da Sua Casa: Previsão de Material

Administrando a Construção da Sua Casa: Previsão de Material: "Dica 1: Outra dica que você deve prestar atenção. Pedreiro não consegue prever a falta do material com antecedência. Situação incrível meu a..."

Previsão de Material

Dica 1: Outra dica que você deve prestar atenção. Pedreiro não consegue prever a falta do material com antecedência. Situação incrível meu amigo, como o cara não consegue prever essas coisas? No meu caso,  vou diariamente na obra e ontem acabei não indo. Adivinhe? O cara me liga hoje e diz para providenciar material para tarde. Caracas, será que ele acha que sou mágico?





E o pior que os pedidos são pequenos e se você não se ligar acaba pedindo só o que quer e lá vem o tal do carreto. Portanto peça a mais e peça material para a próxima fase se for possível. Assim você vai diluir o frete e aumentar seu poder de barganha.
Mas no final de contas a obra esta indo numa boa.
Ontem fizemos reunião com a arquiteta, hoje terraplanagem, reunião com o engenheiro e compra de ferro para toda a obra. Por falar em ferro, quase penhorei um rim. É bem caro.




Dica 2: Compre o ferro para a obra toda. E compre direto do fabricante. Hoje comprei toda a ferragem na Gerdau e a economia foi de acredite 24%. Mas este fabricante só vende direto ao consumidor se a compra for realmente grande.
Dica 3: Seu pedreiro vai tentar dissuadi-lo dessa decisão porque com muitas barras de ferro dá um pouco mais de trabalho para lidar com o material. Mas convenhamos, estamos pagando para isso. Então se puder compre tudo.
Dica 4: Um detalhe importante: Não armazene as barras de ferro no chão. Faça umas travessas para que o ferro não fique em contato com o chão. Fora isso uma pequena sujeira parecida com ferrugem é normal.