Páginas

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Odisseia das Barras de Ferro!

A odisseia das barras de ferro começou esta semana quando marquei a reunião com o engenheiro da obra. A ideia era apresentá-lo ao pedreiro,  acertar os detalhes da fundação e repasse das exigências técnicas. Alias o engenheiro  (Lauro) é um cara super competente e recomendo. Mas voltemos a escrever sobre a dita odisseia. Terminada a reunião perguntei se podia comprar as barras de ferro para toda o obra e se podia estocá-la sem ter problemas. Manda ver disse o engenheiro e deu as dicas do que eu tinha que fazer para somar as quantidades de barras tendo como base o projeto estrutural.
Vamos lá. Peguei as cinco plantas e somei as tabelas. E para quem não conhece de projeto estrutural, para cada viga existe um dimensionamento de bitola do ferro, quantidade e comprimento, dentre outras informações. Somei os dados dos pilares que estava bem fácil e fui somando a quantidade de barras de cada viga. Cheguei contente na viga 30. Planilha de excell, cores aqui, cores ali, alinhamento, centralização. Show, a planilha ficou linda. Mas caracas quantas barras? Passou de mil! Isso mesmo passou de mil! Segunda fase da odisseia: Pesquisa de preço. Liga aqui, manda email ali, conversa acolá e pronto, pela quantidade vamos compras direto da GERDAU. Que só aceita DOC ou TED. Ansioso de não perder uma economia de acreditem 24%. Corri pro computador e tento fazer o tal DOC.

1º Aviso do anjo da guarda: Quando tendo fazer o DOC, bate na trave porque o valor é alto para DOC.
2º Aviso do anjo da guarda: Tento fazer o TED mas meu limite não permite. Tenho que ligar para o banco para solicitar o aumento do limite diário de movimentação.
3º Aviso do anjo da guarda: Ligo para o banco a gerente esta de férias.
4º Aviso do anjo da guarda: Peço para a assistente me ligar até no máximo as 15:00 para eu não perder o negócio. Ela não liga e eu insisto na ligação que me deixam pendurado uns 10 minutos até conseguir o aumento preiteado.
5º Aviso do anjo da guarda: Faço o TED e mando o email para o fornecedor o qual não recebe os emails mesmo o destinatário estar exatamente correto.
6º Aviso do anjo da guarda: depois de uns cinco emails e três ligações o fornecedor confirma o recebimento do email.
7º Aviso do anjo da guarda: O TED não entra na conta do fornecedor e volta. Detalhe preenchi tudo certo ao meu ver, mas embora o nome do banco estivesse certo, era outro código.
8º Aviso do anjo da guarda: Mandei outro mas mesmo assim o valor passava do limite do TED e no dia seguinte teria que enviar mais um com o restante do valor;
9º Aviso do anjo da guarda: chego em casa á noite destruído depois de um dia maluco e pego minha mochila e vejo que havia mais uma planta que acabou escondida no meio de outros papeis. Caracas maluco, esqueci de mais esta planta e como não poderia perder o negócio volto para a planilha e somo mais algumas vigas para no dia seguinte ligar para o fornecedor e pedir mais barras já que a entrega estava marcada para a semana que vem.

10º E último aviso do anjo da guarda, que dever ter pensado "... se essa anta retardada continuar a fazer esta m... eu desisto e peço minhas férias...". Bom depois de tanta porrada na minha cabeça dura o querido anjo me fez dar um estalo ao olhar um detalhe nas plantas que diziam o comprimento linear das vigas. Nessa hora acho que o anjo dever ter dado um soco na minha "fuça" e decidi mandar para o engenheiro a desastrosa planilha. Ligo para ele o qual me diz cara não é isso, a somatória é só dos pilares. Onde esta escrito quantidade de barras na viga é outra coisa!!!! Bicho, já se sentiu um asno!!!!!! Pois como eu ia adivinhar que quantidade de barras não é quantidade de barras?? O pior foi ele dizer cancele o pedido, cancele o pedido. Cacilda, achei que tivesse comprado ferro pro Titanic!!!!! Depois da orientação dele corri desesperado para as plantas, pedi socorro para minha esposa e 10 horas da noite a gente contando e recontando as plantas. No final tinha sim comprado o dobro das barras de ferro de 5 mm e um pouco a mais das demais barras.  Pelo menos só errei feio nestas!!
Mandei o email para o engenheiro conferir que me ligou me fazendo piada: Pode ir se registrar no CREA!!! Já sabe fazer pedido de barras de ferro. Dei risada e fiquei preocupado, pois será que o fornecedor iria devolver os 11% a mais de dinheiro que eu tinha feito. E fui dormir me sentindo um idiota e morrendo de preocuopação.
Mas no dia seguinte o funcionário Leandro da Gerdau super atencioso e educado disse que não teria problema nenhum que tudo estaria resolvido. Show de bola essa empresa, não é a toa que é uma potência.
Mas se você pensa que a odisseia acabou. Ainda falta o último detalhe.
Quando fiz o pedido o vendedor me perguntou se as barras poderiam ser inteiras e assim iriam de carreta. Disse que achava que um caminhão deste tipo não entraria no condomínio e como o vendedor falou que não teria problema mandaria dobrada, mandei ver!
Ontem quando fui na obra falei para o pedreiro que comprei o ferro para toda obra e que o mesmo deveria achar um lugar para as barras não ficarem no chão o mesmo pergunta " as barras vem inteiras né??" Puta que pariu, porque? Por que se elas vem inteiras sem serem dobradas o trabalho é mais fácil! Nessa hora quase explodi. Mas para não me ferrar totalmente pensei porra desdobre a porra das barras meu amigo porque não quero mais saber dessa porcaria!!!!
Portanto cuidado com as tabelas malucas que só engeneheiro entende que quantidade de barras não é quantidade de barras!

4 comentários:

  1. Célio...sou leitora assídua do seu blog. Essa postagem me fez dar muita risada... bendito anjo da guarda...hehe

    ResponderExcluir
  2. Célio, assim como a Suze, acompanho sua jornada!!!! Foi hilário seu texto, mas imagino o stress!!!!! Continuo dizendo: Fé irmão!!!! Hehehehe.... No final, a casa ficará linda, tenha certeza disso. Carla

    ResponderExcluir
  3. Olá Suzelaine! obrigado pelo comentário! Ainda bem que ele não desistiu né!!!! rrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla! Obrigado por ler meu blog e pela força!!!

    ResponderExcluir