A odisseia das barras de ferro começou esta semana quando marquei a reunião com o engenheiro da obra. A ideia era apresentá-lo ao pedreiro, acertar os detalhes da fundação e repasse das exigências técnicas. Alias o engenheiro (Lauro) é um cara super competente e recomendo. Mas voltemos a escrever sobre a dita odisseia. Terminada a reunião perguntei se podia comprar as barras de ferro para toda o obra e se podia estocá-la sem ter problemas. Manda ver disse o engenheiro e deu as dicas do que eu tinha que fazer para somar as quantidades de barras tendo como base o projeto estrutural.
Vamos lá. Peguei as cinco plantas e somei as tabelas. E para quem não conhece de projeto estrutural, para cada viga existe um dimensionamento de bitola do ferro, quantidade e comprimento, dentre outras informações. Somei os dados dos pilares que estava bem fácil e fui somando a quantidade de barras de cada viga. Cheguei contente na viga 30. Planilha de excell, cores aqui, cores ali, alinhamento, centralização. Show, a planilha ficou linda. Mas caracas quantas barras? Passou de mil! Isso mesmo passou de mil! Segunda fase da odisseia: Pesquisa de preço. Liga aqui, manda email ali, conversa acolá e pronto, pela quantidade vamos compras direto da GERDAU. Que só aceita DOC ou TED. Ansioso de não perder uma economia de acreditem 24%. Corri pro computador e tento fazer o tal DOC.
1º Aviso do anjo da guarda: Quando tendo fazer o DOC, bate na trave porque o valor é alto para DOC.
2º Aviso do anjo da guarda: Tento fazer o TED mas meu limite não permite. Tenho que ligar para o banco para solicitar o aumento do limite diário de movimentação.
3º Aviso do anjo da guarda: Ligo para o banco a gerente esta de férias.
4º Aviso do anjo da guarda: Peço para a assistente me ligar até no máximo as 15:00 para eu não perder o negócio. Ela não liga e eu insisto na ligação que me deixam pendurado uns 10 minutos até conseguir o aumento preiteado.
5º Aviso do anjo da guarda: Faço o TED e mando o email para o fornecedor o qual não recebe os emails mesmo o destinatário estar exatamente correto.
6º Aviso do anjo da guarda: depois de uns cinco emails e três ligações o fornecedor confirma o recebimento do email.
7º Aviso do anjo da guarda: O TED não entra na conta do fornecedor e volta. Detalhe preenchi tudo certo ao meu ver, mas embora o nome do banco estivesse certo, era outro código.
8º Aviso do anjo da guarda: Mandei outro mas mesmo assim o valor passava do limite do TED e no dia seguinte teria que enviar mais um com o restante do valor;
9º Aviso do anjo da guarda: chego em casa á noite destruído depois de um dia maluco e pego minha mochila e vejo que havia mais uma planta que acabou escondida no meio de outros papeis. Caracas maluco, esqueci de mais esta planta e como não poderia perder o negócio volto para a planilha e somo mais algumas vigas para no dia seguinte ligar para o fornecedor e pedir mais barras já que a entrega estava marcada para a semana que vem.
10º E último aviso do anjo da guarda, que dever ter pensado "... se essa anta retardada continuar a fazer esta m... eu desisto e peço minhas férias...". Bom depois de tanta porrada na minha cabeça dura o querido anjo me fez dar um estalo ao olhar um detalhe nas plantas que diziam o comprimento linear das vigas. Nessa hora acho que o anjo dever ter dado um soco na minha "fuça" e decidi mandar para o engenheiro a desastrosa planilha. Ligo para ele o qual me diz cara não é isso, a somatória é só dos pilares. Onde esta escrito quantidade de barras na viga é outra coisa!!!! Bicho, já se sentiu um asno!!!!!! Pois como eu ia adivinhar que quantidade de barras não é quantidade de barras?? O pior foi ele dizer cancele o pedido, cancele o pedido. Cacilda, achei que tivesse comprado ferro pro Titanic!!!!! Depois da orientação dele corri desesperado para as plantas, pedi socorro para minha esposa e 10 horas da noite a gente contando e recontando as plantas. No final tinha sim comprado o dobro das barras de ferro de 5 mm e um pouco a mais das demais barras. Pelo menos só errei feio nestas!!
Mandei o email para o engenheiro conferir que me ligou me fazendo piada: Pode ir se registrar no CREA!!! Já sabe fazer pedido de barras de ferro. Dei risada e fiquei preocupado, pois será que o fornecedor iria devolver os 11% a mais de dinheiro que eu tinha feito. E fui dormir me sentindo um idiota e morrendo de preocuopação.
Mas no dia seguinte o funcionário Leandro da Gerdau super atencioso e educado disse que não teria problema nenhum que tudo estaria resolvido. Show de bola essa empresa, não é a toa que é uma potência.
Mas se você pensa que a odisseia acabou. Ainda falta o último detalhe.
Quando fiz o pedido o vendedor me perguntou se as barras poderiam ser inteiras e assim iriam de carreta. Disse que achava que um caminhão deste tipo não entraria no condomínio e como o vendedor falou que não teria problema mandaria dobrada, mandei ver!
Ontem quando fui na obra falei para o pedreiro que comprei o ferro para toda obra e que o mesmo deveria achar um lugar para as barras não ficarem no chão o mesmo pergunta " as barras vem inteiras né??" Puta que pariu, porque? Por que se elas vem inteiras sem serem dobradas o trabalho é mais fácil! Nessa hora quase explodi. Mas para não me ferrar totalmente pensei porra desdobre a porra das barras meu amigo porque não quero mais saber dessa porcaria!!!!
Portanto cuidado com as tabelas malucas que só engeneheiro entende que quantidade de barras não é quantidade de barras!
Célio...sou leitora assídua do seu blog. Essa postagem me fez dar muita risada... bendito anjo da guarda...hehe
ResponderExcluirCélio, assim como a Suze, acompanho sua jornada!!!! Foi hilário seu texto, mas imagino o stress!!!!! Continuo dizendo: Fé irmão!!!! Hehehehe.... No final, a casa ficará linda, tenha certeza disso. Carla
ResponderExcluirOlá Suzelaine! obrigado pelo comentário! Ainda bem que ele não desistiu né!!!! rrsrsrsrs
ResponderExcluirOi Carla! Obrigado por ler meu blog e pela força!!!
ResponderExcluir