Páginas

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dicas para Barras de Ferro!


Dica 1: Compre todas as barras de ferro para toda a obra. Você economiza no frete e com grande quantidade você compra do fabricante. No meu caso eu comprei todo o ferro da obra na Gerdau que têm um ótimo preço, seguida pela Diferraço. A economia ficou em 24%.
Dica 2: Quando comprar as barras de ferro não deixe no chão. Faça um apoio com madeira ou outro material para o ferro enferrujar muito e se possível compre aquelas lonas pretas e cubra. Não recomendo você comprar lonas melhores, pois o pessoal da obra não cuida e vai jogar dinheiro fora. Eu comprei vinte metros de uma bem barata (R$ 1,50/m).
Dica 3: Confira o local onde vão ficar as barras, pois se você não ficar em cima da equipe de trabalho o fornecedor descarrega no chão.
Dica 4: Se possível compre as barras inteiras (sem dobrar). Dependendo do local da obra uma carreta não consegue entrar e o transporte neste caso tem que ser feito com caminhão comum. O problema das barras dobradas e que dão um pouco mais de trabalho para desdobrá-las.
Dica 5: Normalmente no projeto estrutural já estão descritos a quantidades de barras para os pilares, porém para as vigas é necessários somar pela quantidade de metros utilizadas e dividir por 12 m que é o comprimento padrão das barras. Sugiro que você vá somando todas as metragens das vigas e depois divida tudo por 12. Exemplo: 909,89 metros = 76 barras de 12 metros.
Dica 6: Uma das mais importantes, antes de fazer o pedido mande sua planilha ao engenheiro responsável para ele conferir. Converse também com o mestre de obras para ver se ele têm alguma solicitação e só então mande o pedido.
Dica 7: Cuidado com os projetos estruturais. Neles existem denominações técnicas que um leigo não entende. Por exemplo para as vigas normalmente consta “quantidade de barras” mas não tem nada a ver com a quantidade de barras que você deve comprar e sim com o número de barras utilizadas em cada viga.
Dica 8: Também compre o arame recozido que no fabricante sempre é mais barato;
Dica 9: Ferro é caro. Portanto cuidado onde vai deixar. Se for em condomínio fechado menos problema, mas se mora em outro local muita atenção onde vai armazenar.
Dica 10: Cuidado com as bitolas da barras.

Última dica: Mesmo sendo o fabricante, não esqueça de chorar. Sempre sai alguma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário